Violência sexual contra a mulher nos quadrinhos: relatos de Ulli Lust em Heute ist der letzte tag vom rest dienes lebens

Authors

  • Paulo Igor Cândido Sousa de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Maria Muryell Xavier de Castro Universidade de Fortaleza

Keywords:

Histórias em quadrinhos, Violência Sexual, Corpo

Abstract

Esta pesquisa, intitulada “Violência Sexual Contra a Mulher Em Quadrinhos: Relatos de Ulli Lust em Heute Ist Der Letzte Tag
Vom Rest Dienes Lebens”, tem por objetivo entender como a violência sexual contra a mulher é relatada no gibi. Os objetivos específicos são: investigar a condição social da protagonista; identificar como é relatada a violência sexual e perceber quais as consequências desse ato no desenvolvimento do enredo. É utilizada a abordagem metodológica de natureza qualitativa, expressada numa pesquisa de tipo bibliográfica e documental, de cunho teórico, fundamentada no procedimento metodológico de Bardin (1977) na análise de discurso e em McCloud (1985), no tocante às técnicas narrativas dos gibis. Na análise investigativa, percebemos que a autora relata sua experiência de forma crítica, problematizando as desigualdades de gênero.

References

ALMEIDA, M. A. Práticas infocomunicacionais e mediações na cultura da convergência. Revista do Centro de Pesquisa e Formação do SESC, São Paulo, n. 7, p. 228-242, 2018.

ALMEIDA, M. A. Processos culturais & Convergências tecnosociais. Revista do Centro de Pesquisa e Formação do SESC. São Paulo, n. 2, p. 142-158, 2016.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BARROS, É. P. Super-Heroínas nos Quadrinhos: a representação da mulher em Thor. 2015. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2015.

BOURDIEU, P. A Dominação Masculina. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1999. p. 10-50.

BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. São Paulo: Civilização Brasileira, 2003.

CAMPOS, R. Imageria: O nascimento das histórias em quadrinhos. Veneta, 2015.

CHAUÍ, M. Participando do Debate Sobre Mulher e Violência. In: CHAUÍ, M. PERSPECTIVAS antropológicas da mulher. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985. p. 37-86.

CONVENÇÃO INTERAMERICANA PARA PREVENIR, PUNIR E ERRADICAR A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. 1994. Belém: Secretaria, 2004. Disponível em: <http://www.cidh.org/basicos/portugues/m.belem.do.para.htm>. Acesso em 12 abr. 2018.

DIÓGENES, G. Cartografias da Cultura e da Violência: gangues, galeras e o movimento HIP HOP. São Paulo: Annablume, 1998. 87 p.

LUST, U. Heute Ist Der Letzte Tag Vom Rest Dienes Lebens. Berlim: Avant-Verlag GmbH, 2009.

EISNER, W. Quadrinhos e Arte Sequencial. Martins Fontes, São Paulo. 1989. p. 5-146.

MCCLOUD, S. Desvendando os Quadrinhos. Scott McCloud, 1995 – São Paulo – M. Books do Brasil Editora Ltda, 1995.

OLIVEIRA, S. R. N. O jogo das curvas. Revista Comunicação e Espaço Público, v. 5, n. 1 / 2, p. 32 - 43, 2002. 43 p.

OSTERNE, M. S. F. Violência nas Relações de Gênero e Cidadania Feminina. Fortaleza: EdUece, 2007.

PIGOZZI, D. OS QUADRINHOS COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA O ESTUDO DA REALIDADE SOCIAL: o pensamento anarquista e o autoritarismo em V de Vingança e Watchmen. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em História), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. 15 p.

WRIGHT, B. W. Comic Book Nation: the transformation of youth culture in america. JHU Press, 2001. p. 180-185.

Published

2022-12-01

How to Cite

de Oliveira, P. I. C. S., & de Castro, M. M. X. (2022). Violência sexual contra a mulher nos quadrinhos: relatos de Ulli Lust em Heute ist der letzte tag vom rest dienes lebens. Revista Multidisciplinar De Estudos Nerds Geek, 4(7), 52–61. Retrieved from https://periodicos.furg.br/estudosnerds/article/view/21222

Issue

Section

Artigos e Ensaios