CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA

Autores

  • Yonier Alexander Orozco Marin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8482

Resumo

O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yonier Alexander Orozco Marin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Referências

COSTA, P.; CORPES, J.; SILVA, E.; VILAÇA, T. O ensino de biologia e suas articulações com as questões de corpos, gêneros e sexualidades. Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza, v. 9, n. 16, p. 77-86. 2016.

LOURO, G. Currículo, Gênero e sexualidade: o "normal", o "diferente" e o "excêntrico". In: LOURO, G.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo, 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MACEDO, E. Um discurso sobre gênero nos currículos de ciências. Educação & Realidade, v. 32, n. 1, p. 45-58, 2007.

MORGADE, G. Toda educación es sexual: hacia una educación sexuada justa. Buenos Aires: La Crujía, 2011.

SILVA, E. Tecendo Percursos para pensar o corpo. In: 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Natal/RN. Anais. 2014.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Orozco Marin, Y. A. (2019). CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA. Diversidade E Educação, 6(2), 242–248. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8482

Edição

Seção

Espaços Educativos