v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente

					Visualizar v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente
Publicado: 2020-08-16

Expediente

  • Expediente

    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11863
  • Apresentação

    Maria Cláudia Dal’Igna, Renata Porcher Scherer
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11860

Entrevista

  • Entrevista

    Claudia Pereira Vianna
    7-24
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11859

Dossiê: Gênero, sexualidade e trabalho docente

  • TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PARA A DESFEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA

    Maria Cláudia Dal'Igna, Renata Porcher Scherer
    25-47
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11803
  • ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO

    Mariane de Almeida Bahiana, Leandro Teofilo de Brito, Michele Pereira de Souza da Fonseca
    48-69
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11442
  • “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E ESCOLA SEM PARTIDO: DESAFIOS DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA POLÍTICA BRASILEIRA A PARTIR DOS EMBATES HEGEMÔNICOS EM TORNO DA EDUCAÇÃO

    Silas Veloso de Paula Silva, Isabella Costa Alves Nara, Fernanda Gueiros Vidal Barreto
    70-95
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11393
  • O TRABALHO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS NO NORTE DE MINAS GERAIS

    Amanda Emanuele Pereira Gonçalves, Carla Chagas Ramalho, José de Andrade Matos Sobrinho
    96-126
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11247
  • QUANDO HÁ CENSURA EM ARTE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE A ARTE-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ANTIDISCRIMINATÓRIA

    Juliana Salles de Siqueira
    127-143
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11206
  • DIREITOS HUMANOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: RESISTÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE

    Constantina Xavier Filha
    144-161
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11443
  • AS (IM)POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL NA ESCOLA APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO

    Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Marcos Lopes de Souza
    162-189
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11436
  • EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATITUDES DE PROFESSORES DIANTE DE SITUAÇÕES PROJETIVAS ENVOLVENDO COMPORTAMENTOS SEXUAIS DE ALUNOS

    Ana Claudia Bortolozzi, Teresa Vilaça
    190-211
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11307
  • EDUCAÇÃO SEXUAL VAI AO CARIRI CEARENSE: ABORDAGENS E PROBLEMATIZAÇÕES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

    Elaine de Jesus Souza, Eugerbia Paula da Rocha
    212-237
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11350
  • SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO - RS

    Fernando Albuquerque Luz, Leci Kaufmann
    238-258
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11186
  • ABORDAGENS E PRÁTICAS LGBTQ INCLUSIVAS NAS ESCOLAS EM PORTUGAL: ENTRE A MARGINALIZAÇÃO, A DESORIENTAÇÃO E O ASSIMILACIONISMO

    Hugo Santos
    259- 283
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11402
  • MARCAS DE UMA CULTURA LESBOFÓBICA EM NARRATIVAS DE DOCENTES LÉSBICAS

    Camila Bonin Liebgott, Raquel Weiss
    284-310
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11398
  • FORMAÇÃO DE MASCULINIDADES: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PRESENTES EM UMA TURMA DE ESCOLA PÚBLICA

    Carol Corso von Eye, Heloísa Junqueira
    311-338
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11426
  • AÇÃO DOCENTE E O DIÁLOGO INADIÁVEL SOBRE A DIVERSIDADE NA OBRA “A CONVERSA SOBRE GÊNERO NA ESCOLA”, DE MARCOS RIBEIRO

    Edimauro Ramos
    339-352
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11342

Diversidade em Debate

  • “A GENTE SE CUIDA, MAS NÃO CONTA PRA NINGUÉM”: UMA ANÁLISE SOBRE AS MASCULINIDADES EM UM FILME PUBLICITÁRIO

    Guilherme Gomes dos Santos, Ricardo Desidério da Silva
    353-370
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9680
  • MANEIRAS OUTRAS DE SE VER E DE VER O OUTRO: RELAÇÕES DE GÊNERO NO SEGUNDO ANO NAS ETAPAS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE, MS

    Cristiane Pereira Lima, Léia Teixeira Lacerda
    371-399
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11425
  • IDEOLOGIA DE GÊNERO E SEUS SENTIDOS: EMBATES HEGEMÔNICOS ACERCA DO ENSINO E DISCUSSÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

    Silas Veloso de Paula Silva
    400-426
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.10914
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO

    Ramon Roberto de Jesus Barroso, Lana Claudia Macedo da Silva
    427-451
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11160

Cotidiano da Escola

  • “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

    André Morando, Nadia Geisa Silveira de Souza, Paloma Nascimento dos Santos
    452-472
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11310
  • MEMÓRIAS DE UMA CRIANÇA VIADA, REFLEXÕES DE UM PROFESSOR GAY: UM DEBATE SOBRE MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS NO ESPAÇO ESCOLAR

    Felipe Aurélio Euzébio
    473-491
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9792
  • “QUEBRANDO O GELO”: UTILIZAÇÃO DA CAIXA DE PERGUNTAS NA EDUCAÇÃO SEXUAL ESCOLAR DESCRITA POR UMA PESQUISA PARTICIPANTE

    Lucas Aparecido Vizentim, Débora Raquel da Costa Milani
    492-506
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11052
  • MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

    Ana Carolina Favero, Larissa Izabelli Link da Silva, Joana Tatiele de Carvalho, Rúbia Emmel, Alexandre José Krul
    507-528
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11345
  • QUEM PODE SER MERIDA? ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Jean Pablo Guimarães Rossi, Marcieli Babinski
    529-544
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11411
  • PAIXÃO E DÚVIDAS: UM RELATO DAS ANGÚSTIAS VIVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL AO SE FALAR EM GÊNERO

    Isis Marques Potes
    545-558
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11416

Espaços Educativos

  • CORPO, GÊNERO, ENVELHECIMENTO E CULTURA VISUAL: a dança abrindo as fronteiras entre o possível e o inimaginável.

    Anderson José de Oliveira, Neil Franco, Nayara Rios Cunha Salvador
    559-576
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11209
  • ESCOLA, GÊNERO E ABJEÇÃO: DESDOBRAMENTOS A PARTIR DA ALEGORIA NA ANIMAÇÃO X-MEN EVOLUTION

    Marco Aurélio de Carvalho, Paulo Rennes Marçal Ribeiro
    577-593
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11366