PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA ALÉM DO ENSINO DE HISTÓRIA TRADICIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7iEspecial.9498

Resumo

A escrita desse trabalho de pesquisa tem como objetivo socializar algumas reflexões percebidas ao longo do processo vivido do estágio supervisionado I do Curso de Licenciatura em História na modalidade de ensino à distância do Instituto de Ciências Humanas e Informação da Universidade Federal de Rio Grande no ano de 2017, sua temática se desenvolve em torno das possíveis desigualdades de gênero que são produzidas e reproduzidas no espaço escolar na disciplina de história, nas séries finais do ensino fundamental no município de São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul A presente pesquisa apresenta o contato com o ambiente escolar e sua equipe diretiva, assim como os documentos oficiais que orientam a escola do município de São Lourenço do Sul, a docente que desempenha suas atividades na disciplina de história nas séries finais do ensino fundamental e na EJA, as entrevistas e observações que tendem refletir sobre a realidade do espaço escolar e o ensino de história a partir da sistematização dessas vivências.

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Biografia do Autor

Bianca Moreira Caetano

Possui graduação História Licenciatura EAD - São Lourenço do pela Universidade Federal do Rio Grande (2018). Experiência em atividades docente. Experiência em atividades de moderação com fundamentos na educação popular através de oficinas, palestras, moderação de reuniões e colóquio. Quinze anos de experiência enquanto agente de economia solidária executando assessoria junto aos segmentos de pescadoras, pescadores, recicladores, catadores, artesãos, turismo rural, quilombolas. Atuação no movimento estudantil, ativista feminista e no movimento de economia solidária com participação em fóruns locais, regionais, assim como, em conferências locais, estaduais e nacionais. Atua no movimento feminista local e pesquisa a atuação das mulheres nas organizações populares e a economia feminista.

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

Caetano, B. M. (2019). PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA ALÉM DO ENSINO DE HISTÓRIA TRADICIONAL. Diversidade E Educação, 7(Especial), 96–120. https://doi.org/10.14295/de.v7iEspecial.9498

Edição

Seção

Diversidade em Debate