DOCENTES LGBT: O QUE TEM EVIDENCIADO AS PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8947

Resumo

O presente escrito trata-se de um levantamento bibliográfico, tendo por objetivo analisar as produções do “GT-23: Gênero, Sexualidade e Educação” das reuniões anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação do período que compreende os anos de 2008 e 2017. Dessa análise buscamos investigar os espaços dados e tomados pelos pesquisadores à discussão das especificidades da população LGBT enquanto docentes. Os resultados apontam para pouca discussão sobre docentes LGBT, nenhum alinhamento com a EBPTT e a ainda forte presença de heteronormatividade nos discursos sociais. Nesse sentido, entendemos que a ampliação das discussões permitem ofertar outras formas de fazer ver e fazer ser vista as docências LGBT.

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Biografia do Autor

Paula Hosana Silveira Biazus

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Maria). Psicóloga (Faculdade Integrada de Santa Maria). Especialista em Gestão de Recursos Humanos (Centro Universitário Internacional).

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha

Pedagogo. Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Santa Maria), Mestrado e Doutorado em Educação (UFSM). Professor Titular do Instituto Federal Farroupilha – campus Jaguari/RS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal Farroupilha – campus Jaguari/RS e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) da UFSM.

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

Silveira Biazus, P. H., & Brancher, V. R. (2019). DOCENTES LGBT: O QUE TEM EVIDENCIADO AS PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS. Diversidade E Educação, 7(1), 303–320. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8947