EDUCAÇÃO E GÊNERO: UMA DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Márcia Eliane Paixão Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8541

Resumo

Este artigo tem como foco o relato de experiência de uma DCG (Disciplina Complementar de Graduação) oferecida no Curso de Pedagogia Diurno, sendo aberta a toda comunidade estudantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A temática de Gênero ainda não faz parte do currículo da Pedagogia e de poucas licenciaturas. No entanto, o tema está presente no dia a dia da Universidade e no cotidiano das Escolas da Educação Básica. Por conta disso, oferecer uma disciplina que possibilite a reflexão deste tema em diálogo com a educação tem se mostrado um espaço rico de estudos, de conhecimentos e de novas práticas. A intenção, aqui, é partilhar esta experiência prática no contexto de graduação a partir da narrativa desta atividade educativa em diálogo com a teoria feminista. Também dialogamos com Marie-Christine Josso e Jorge Larrossa em relação ao conceito de experiência. A DCG é ofertada todos os semestres, portanto é uma experiência em andamento, mas que já tem uma história para contar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Eliane Paixão, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento Fundamentos da Educação - Centro de Educação

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. 3 ed. vol 1 e 2. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2016.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade, v. 16, n. 2, jul./dez. 1990.

Downloads

Publicado

2019-09-11

Como Citar

Paixão, M. E. (2019). EDUCAÇÃO E GÊNERO: UMA DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO. Diversidade E Educação, 7(1), 277–284. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8541