SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins
  • Jane Guimarães Sousa Universidade Federal do Tocantins - UFT.
  • Karylleila dos Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins - UFT.

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8456

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir e refletir a importância das cantigas de Lindô como fator contribuinte para a valorização cultural do Quilombo Cocalinho. Os resultados mostram que se o Lindô for levado para a sala de aula contribuirá de forma efetiva para valorização cultural, fortalecimento da identidade do sujeito, da autoestima e pode contribuir para o processo de leitura, interpretação e análise linguística nas aulas de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins - GESTO, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Jane Guimarães Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Graduação em Letras, doutoranda/aluno do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT).

Karylleila dos Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Palmas. Doutora em Lingüística pela Universidade de São Paulo - USP. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT).

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Publicado

2019-02-07

Como Citar

Rodrigues, W., Sousa, J. G., & Andrade, K. dos S. (2019). SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS. Diversidade E Educação, 6(2), 167–176. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8456

Edição

Seção

Cotidiano da Escola