Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Diversidade e Educação é uma revista de divulgação científica semestral e publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais. A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.

A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.

Tem como público-alvo estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área em geral.

 

Políticas de Seção

Diversidade em Debate

Essa seção é destinada a textos que apresentam
discussões teóricas acerca das temáticas propostas no escopo da revista e o campo da Educação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Cotidiano da Escola

Essa seção publica relatos de experiências de profissionais da educação, apresentando ações em diferentes espaços educativos com as temáticas relacionadas ao escopo da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Espaços Educativos

Nessa seção são publicados textos que relatem as potencialidades pedagógicas do uso de artefatos culturais (revistas, filmes, desenhos animados, livro didático, livros infanto-juvenis, músicas, páginas da internet, vídeos, entre outros) no que tange a discussão dos corpos, dos gêneros, das sexualidades e das relações étnico-raciais nos diferentes espaços educativos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Essa seção apresenta uma conversa com pesquisadores/as convidados/as pelo GESE para dialogar sobre as temáticas que perpassem a discussão proposta em cada edição da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artefatos Culturais

Nessa seção são divulgadas sinopses de filmes e resenhas de livros que tratem das temáticas que perpassam a discussão dos corpos, dos gêneros, das sexualidades e das relações étnico-raciais.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Fala aí professor/a!

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação dos Trabalhos

Orientações gerais:

A Comissão Editorial não assume a responsabilidade por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita

A Comissão Editorial se reserva o direito de selecionar os trabalhos para publicação, considerando o processo avaliativo descrito abaixo.

A revista Diversidade e Educação (PPGEC/GESE/FURG) adota como parâmetros de Integridade na Atividade Científica as Diretrizes apresentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Antes de qualquer submissão pelos/as autores/as, salientamos a necessidade de leitura dessas diretrizes, as quais estão disponíveis no seguinte endereço: http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes.

Processo avaliativo

Os trabalhos submetidos a Revista Diversidade e Educação serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas externos, selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação.

Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado. 

Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo.

Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, relevando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.

Aos pareceristas é dado um prazo de vinte dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do coordenador editorial, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição e impressão da revista.

O processo avaliativo dos trabalhos submetidos à revista Diversidade e Educação (PPGEC/GESE/FURG) compreende 3 etapas:

 Etapa  1 – Pré-avaliação:

Ao observar a submissão de um trabalho, a Comissão Editorial desenvolve uma primeira fase de apreciação do manuscrito, o que envolve a avaliação:

- da correspondência da proposta de publicação com o escopo do periódico, cujas informações estão disponíveis no menu ‘sobre/foco e escopo’. A Comissão Editorial se reserva o direito de decidir sobre o enquadramento ou não do trabalho no escopo do periódico.

- de aspectos da formatação, tendo em vista as orientações disponíveis no menu ‘diretrizes para autores’.

- da ausência de elementos que identifiquem a autoria, seja no texto ou nas propriedades do arquivo, conforme orientações num tutorial.

- do envio, como documento suplementar, da ‘declaração de responsabilidade dos/as autores/as’, cujo arquivo-modelo pode ser baixado clicando aqui. A declaração deve ser assinada por todos/as os/as autores/as e digitalizada para o formato PDF. A postagem desse documento deve ser feita por meio da TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES do processo de submissão através da plataforma SEER.

Caso sejam observados problemas quanto a esses itens, as submissões serão imediatamente arquivadas e os/as autores/as serão informados/as sobre a impossibilidade de continuidade da avaliação.

Etapa 2 – Avaliação pelos pares:

A submissão que passa pela etapa 1 (corresponde ao escopo, está adequada às normas, não contém elementos de identificação e consta a declaração de responsabilidade de autoria) estará apta a seguir no processo avaliativo. Nesse processo, as etapas são as seguintes:

- Designação de um/a editor/a de seção que assume a responsabilidade de coordenação do fluxo de avaliação.

- Esse/a editor/a responsável irá designar 2 avaliadores/as externos para emitirem pareceres, e lhes solicitará que respondam no prazo de 4 semanas.

- Os/as avaliadores/as deverão proceder a revisão dos trabalhos, considerando alguns aspectos norteadores pontuados abaixo: contribuição à área da educação; originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema; consistência argumentativa; rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto.

-  Os/As pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao/a autor/a. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao/a autor/a, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de 15 dias. Quando o/a autor/a reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos/as pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.

Etapa 3 – Revisões finais

O trabalho aprovado para publicação segue para a fase de edição, na qual ele será preparado para a publicação, o que envolve as seguintes etapas:

- Revisão dos descritores do artigo e dos metadados, prezando pela correspondência entre as informações que constam no arquivo do texto e as registradas na plataforma SEER.

- Não havendo manifestação dos/as autores/as no prazo estipulado, os artigos serão arquivados.

 

 

Periodicidade

A revista tem periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.


O periódico disponibiliza acesso livre (Open Access) ao seu conteúdo, protegido pela Licença Creative Commons (CC-BY), conforme os termos do link https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/

Não há taxa de cobrança a autores e leitores.

 

Sobre a Revista

A Revista Diversidade e Educação foi criada em 2013 e é uma revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. Publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais.

A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.

Tem como público-alvo estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área em geral.