Políticas Editoriais

Foco e Escopo

 

Deslocamentos/Déplacements – Revista Franco-Brasileira Interdisciplinar de Psicanálise e Psicologia tem por finalidade promover o intercâmbio, a cooperação e as trocas acadêmicas e intelectuais entre o Brasil e a França, ao mesmo tempo em que estimula a investigação científica, o debate intelectual e o pensamento crítico em torno da experiência subjetiva no mundo contemporâneo em articulação com distintas realidades sociais e diferentes contextos culturais, tendo como referência a psicanálise e a psicologia numa perspectiva inter, multi e transdiciplinar. 

Para tanto, publica em edições bilíngues artigos científicos, estudos teóricos, ensaios, resenhas e entrevistas de pesquisadores e profissionais de disciplinas diversas e múltiplas perspectivas teóricas, incentivando preferencialmente trabalhos que se apoiem no conhecimento da psicanálise, psicologia, e em sua interlocução com o pensamento filosófico e com as ciências humanas e sociais.

 

 

 

Políticas de Seção

Artigos/Article

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas/comte-rendu

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Questões clínicas/Questions clinique

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os pareceres dos consultores comportam quatro possibilidades:

a) aceitação integral;

b) aceitação com pequenas reformulações;

c) aceitação com reformulações significativas;

d) recusa integral. Os autores serão notificados em qualquer um desses casos.

Caso o resultado da avaliação indique a necessidade de reformulações, o texto será devolvido ao autor, que deve realizar todas as alterações no período indicado pela equipe editorial e devolvê-lo pelo sistema SEER.

O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.

A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre da Comissão Editorial.

A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista, a qual terá exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores.

Os autores devem providenciar a revisão ortográfica e gramatical dos textos aprovados, a ser realizada preferencialmente por profissional habilitado. Deslocamentos não se responsabiliza pela revisão dos manuscritos, mas pode se recusar a publicar artigos cuja redação ou ortografia apresente problemas.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.