Mobilidade urbana nos países em desenvolvimento: Uma analogia do transporte público urbano a partir da opção rodoviária e do automóvel no Brasil

Autores

  • Rafhael Ribeiro Mascarenhas Universidade Federal de Uberlândia
  • Vitor Ribeiro Filho Universidade Federal de Uberlândia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma analogia dos aspectos da mobilidade urbana em relação ao transporte público urbano no Brasil a partir de conceitos inerentes a esta temática, aferindo as escolhas dos modos de transportes realizadas pelas autoridades no processo industrialização e urbanização brasileira. Para atingirmos estas relações, será realizado um contexto da transição do sistema ferroviário para o rodoviário no século XX, abordando brevemente elementos que incentivaram o uso do automóvel. Posteriormente, pretende-se realizar um contexto dos aspectos conceituais da mobilidade urbana e das iniquidades atribuídas ao transporte coletivo nas cidades brasileiras. A partir desta análise é possível notar diversos desafios para a mobilidade urbana no Brasil.

 

Palavras-chave: Mobilidade; Acessibilidade; Transporte; Rodovias; Ferrovias.

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Biografia do Autor

Rafhael Ribeiro Mascarenhas, Universidade Federal de Uberlândia

 Mestrando do Programa de Pós Graduação em Geografia. Bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento – CNPq. 

Vitor Ribeiro Filho, Universidade Federal de Uberlândia.

Doutor do Instituto de Geografia e professor Associado  do Instituto e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

 

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Publicado

2017-08-07

Como Citar

Mascarenhas, R. R., & Ribeiro Filho, V. (2017). Mobilidade urbana nos países em desenvolvimento: Uma analogia do transporte público urbano a partir da opção rodoviária e do automóvel no Brasil. CaderNAU, 9(1), 155–171. Recuperado de https://periodicos.furg.br/cnau/article/view/6585

Edição

Seção

Artigos