O Brasil em campo: relações entre futebol, política e economia através da análise do jornal folha de São Paulo (1964-1970)

Autores

  • Patrícia Volk Schatz Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Resumo

A popularidade do futebol é mundial e no caso brasileiro oferece subsídios para analises políticas, culturais, econômicas e sociais. O governo civil-militar imposto após 1964 no Brasil possibilita a observação histórica da relação entre futebol e política notadamente durante o mundial de 1970 disputado no México. Este é o foco do presente trabalho que visa a analise da apropriação social do futebol, mas que não busca uma relação direta e determinante entre futebol e política que consagraram rotulações sobre o esporte como o “ópio do povo”. O trabalho busca a analise dos governos militares do período de 1964 a 1970 com destaque para as políticas econômicas, medidas ditatoriais e para o papel da imprensa. O documento histórico utilizado para a realização deste texto é o jornal Folha de São Paulo que esclarece o uso de mecanismos como o apelo a identidade e união nacional, a exposição das condições econômicas positivas e das medidas e emendas políticas dos governos militares. Com destaque para a Copa do Mundo de 1970 e a conquista do tricampeonato brasileiro este trabalho demonstra a superação dos limites institucionais de propaganda e repressão e os aspectos de apropriação diferenciada do futebol por governantes e população em um momento de crescimento econômico e mudanças sociais.

Palavras-chave: futebol; milagre econômico; Copa do Mundo; Folha de São Paulo

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Volk Schatz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Graduada em Geografia; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2014-10-23

Como Citar

Schatz, P. V. (2014). O Brasil em campo: relações entre futebol, política e economia através da análise do jornal folha de São Paulo (1964-1970). CaderNAU, 6(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/cnau/article/view/4764

Edição

Seção

Artigos