Corporação em rede:um estudo sobre a empresa Moto Honda da Amazônia

Autores

  • Elias de Oliveira Moraes Secretaria Municipal de Educação - SEMED/MANAUS
  • Ricardo José Batista Nogueira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Na fase atual do capitalismo, as grandes corporações constituem um dos principais agentes de transformação do espaço. Sendo assim, o objetivo precípuo deste estudo é compreender a organização espacial da empresa Moto Honda da Amazônia para efetivar a produção e distribuição de motocicletas no Brasil, utilizando-se como eixo de análise espacial os estudos sobre as redes de localizações geográficas. Inaugurada em 1976 no Pólo Industrial de Manaus, a indústria em tela é uma das mais importantes do país, dado o volume de sua produção que representou em 2013, 82% do mercado nacional de motos. Para isso, organiza uma complexa rede de localizações que efetivamente articulam as atividades da empresa em nível nacional. Trata-se, portanto, de um grande conglomerado industrial que, dotado de recursos financeiros injetados do exterior, fez do conjunto do território nacional sua área de atuação e mercado.

Palavras-chave: Honda; corporação; rede

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Biografia do Autor

Elias de Oliveira Moraes, Secretaria Municipal de Educação - SEMED/MANAUS

Prof. Msc. em Geografia da Secretaria Municipal de Educação - SEMED/MANAUS

Ricardo José Batista Nogueira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Prof. Dr. do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM);

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Publicado

2014-12-12

Como Citar

Moraes, E. de O., & Nogueira, R. J. B. (2014). Corporação em rede:um estudo sobre a empresa Moto Honda da Amazônia. CaderNAU, 7(1), 112–129. Recuperado de https://periodicos.furg.br/cnau/article/view/4835

Edição

Seção

Artigos