Mapeamento digital da escola através do software GPS Trackmacker

Autores

  • Elisandra Hernandes da Fonseca Universidade Federal de Pelotas
  • Angélica Cirolini
  • Rosane vieira da silva
  • Alexandre Felipe Bruch

Resumo

 

Nas últimas décadas as geotecnologias assumiram um papel de destaque no desenvolvimento científico e tecnológico, visto que a maioria das pessoas necessitam cada vez mais de sistemas de posicionamento e localização. Isso só foi possível pela evolução dos ambientes computacionais e da tecnologia, integrando conceitos para a análise e tomada de decisões nas diversas áreas do conhecimento. Nesta perspectiva, o presente projeto visa realizar o uso de geotecnologias como ferramenta de inclusão digital, a partir de mapeamentos e softwares livres como GPS TrackMaker e o Google Earth, capacitando alunos na geração de mapas digitais, com propósito de dinamizar a aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, visitou-se escolas públicas do município de Pelotas, RS, a fim de propiciar aos alunos possibilidades para que estes conheçam as novas ferramentas e sua utilização, bem como para contribuir e facilitar o aprendizado. Constatou-se durante as atividades que o recurso didático desenvolvido, potencializa a aprendizagem das noções básicas de cartografia e desperta o interesse, motivando os alunos com a interatividade, levando-os à participação mais efetiva. A tecnologia deve ser mais um instrumento de ensino que contribui de forma interativa e prazerosa, no processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

da Fonseca, E. H., Cirolini, A., da silva, R. vieira, & Bruch, A. F. (2019). Mapeamento digital da escola através do software GPS Trackmacker. CaderNAU, 10(1), 52–66. Recuperado de https://periodicos.furg.br/cnau/article/view/8417

Edição

Seção

Textos apresentados na XXV Semana Acadêmica de Geografia e V Semana Integrada do Programa de Pós-Graduação em Geografia