Mapeamento digital da escola através do software GPS Trackmacker

Elisandra Hernandes da Fonseca, Angélica Cirolini, Rosane vieira da silva, Alexandre Felipe Bruch

Resumo


 

Nas últimas décadas as geotecnologias assumiram um papel de destaque no desenvolvimento científico e tecnológico, visto que a maioria das pessoas necessitam cada vez mais de sistemas de posicionamento e localização. Isso só foi possível pela evolução dos ambientes computacionais e da tecnologia, integrando conceitos para a análise e tomada de decisões nas diversas áreas do conhecimento. Nesta perspectiva, o presente projeto visa realizar o uso de geotecnologias como ferramenta de inclusão digital, a partir de mapeamentos e softwares livres como GPS TrackMaker e o Google Earth, capacitando alunos na geração de mapas digitais, com propósito de dinamizar a aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, visitou-se escolas públicas do município de Pelotas, RS, a fim de propiciar aos alunos possibilidades para que estes conheçam as novas ferramentas e sua utilização, bem como para contribuir e facilitar o aprendizado. Constatou-se durante as atividades que o recurso didático desenvolvido, potencializa a aprendizagem das noções básicas de cartografia e desperta o interesse, motivando os alunos com a interatividade, levando-os à participação mais efetiva. A tecnologia deve ser mais um instrumento de ensino que contribui de forma interativa e prazerosa, no processo de ensino e aprendizagem.

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Rev. CaderNAU - Cadernos do Núcleo de Análises Urbanas. E-ISSN 2525-7994, ISSN 1982-2642 Rio Grande, Brasil.