O ensino e a pesquisa de planejamento territorial em São Paulo: a ficção e a realidade das políticas públicas urbanas da primeira metade do século xx

Rodrigo Alberto Toledo, Maria Teresa Miceli Kerbauy

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar o processo de consolidação do ensino e da pesquisa do planejamento territorial em São Paulo. Nosso procedimento metodológico sistematizou um conjunto de fontes documentais composto por Leis, Atos e Decretos publicados pelo Governo Colonial Imperial Português, Governo Imperial do Brasil, Governo Republicano, pela prefeitura e Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Acessamos o acervo da Biblioteca da FAUUSP, referente à produção bibliográfica e às normas que definiram o papel do Centro de Pesquisas e Estudos Urbanísticos, CEPEU, que conduziu os esforços de arquitetos urbanistas e planejadores na elaboração de metodologia para formulação de instrumentos de política urbana. A consolidação do ensino em Arquitetura e Urbanismo na FAUUSP, a partir da década de 1940, contribuiu para a institucionalização da formação profissional e, também, para o desenvolvimento de uma proposta de planejamento territorial, produto de uma somatória de correntes urbanísticas.

Palavras-chave: Políticas públicas; Planejamento urbano; Ensino; Arquitetura e urbanismo; FAUUSP;


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Rev. CaderNAU - Cadernos do Núcleo de Análises Urbanas. E-ISSN 2525-7994, ISSN 1982-2642 Rio Grande, Brasil.