Urbanização e modificações no córrego independência, Juiz de Fora/MG

Autores

  • Pedro José de Oliveira Machado Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

O processo de urbanização traz impactos severos aos recursos hídricos. Esse fato, comum às cidades brasileiras, também é observado em Juiz de Fora/MG. O ônus para acomodar seus 555.284 habitantes (2015) é pago pela degradação da qualidade das águas e substancial alteração da dinâmica de seus canais fluviais. Através do projeto de pesquisa “Cartografia histórica das águas urbanas de Juiz de Fora”, temos estudado o processo de urbanização local e as modificações geradas na estrutura e conformação dos rios urbanos. Aqui são apresentadas as transformações ocorridas no Córrego Independência, que corta a área de urbanização mais consolidada da cidade e que teve seu curso quase totalmente canalizado. A pesquisa identifica e localiza as alterações ocorridas nesse córrego, a partir de cartas 1/100.000, 1/50.000, imagens aéreas, de 1968 e 1975, e imagens do Google Earth 2015.

 

Palavras-chave: Urbanização; Ordenamento territorial; Alterações dos canais fluviais;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro José de Oliveira Machado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Geografia, pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2017-08-07

Como Citar

Machado, P. J. de O. (2017). Urbanização e modificações no córrego independência, Juiz de Fora/MG. CaderNAU, 9(1), 135–154. Recuperado de https://periodicos.furg.br/cnau/article/view/6584

Edição

Seção

Artigos