Corporação em rede:um estudo sobre a empresa Moto Honda da Amazônia

Elias de Oliveira Moraes, Ricardo José Batista Nogueira

Resumo


Na fase atual do capitalismo, as grandes corporações constituem um dos principais agentes de transformação do espaço. Sendo assim, o objetivo precípuo deste estudo é compreender a organização espacial da empresa Moto Honda da Amazônia para efetivar a produção e distribuição de motocicletas no Brasil, utilizando-se como eixo de análise espacial os estudos sobre as redes de localizações geográficas. Inaugurada em 1976 no Pólo Industrial de Manaus, a indústria em tela é uma das mais importantes do país, dado o volume de sua produção que representou em 2013, 82% do mercado nacional de motos. Para isso, organiza uma complexa rede de localizações que efetivamente articulam as atividades da empresa em nível nacional. Trata-se, portanto, de um grande conglomerado industrial que, dotado de recursos financeiros injetados do exterior, fez do conjunto do território nacional sua área de atuação e mercado.

Palavras-chave: Honda; corporação; rede


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Rev. CaderNAU - Cadernos do Núcleo de Análises Urbanas. E-ISSN 2525-7994, ISSN 1982-2642 Rio Grande, Brasil.