As inovações no transporte de cargas marítimas: apontamentos para pesquisa

Autores

  • Carlos José Espíndola Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Resumo

A expansão do comércio mundial promoveu mudanças significativas no sistema portuário mundial. As mudanças fizeram-se no aumento do porte dos navios graneleiros, petroleiros e porta-contêineres que passaram a serem navios padronizados e especializados no tipo de carga. Contudo, com a intensificação do uso de contêineres, para o transporte de carga geral, as alterações fizeram-se nos portos e nas próprias características dos serviços de transporte marítimo. Dentre as alterações destaca-se 1) as operações intermodais com criação de redes de logística e o surgimento de portos concentradores de contêineres e de transbordo; 2) o surgimento de economias de escalas com o aumento do porte dos navios, a redução da mão de obra ocupada no carregamento e descarregamento das cargas do navio, a segurança e a redução das perdas; 3) a redução do tempo dos navios atracados nos portos e maior agilidade operacional e 4) a constituição de grandes empresas multinacionais de navegação. Esse texto tem como objetivo tecer breves considerações sobre as inovações ocorridas no transporte de carga marítima e nas empresas de transporte de contêineres.

Palavras-chave: inovações tecnológicas; economia de escala; porta-conteineres, navio, transporte marítimo, empresas

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos José Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Graduado pela UFSC; Mestrado e Doutorado em Geografia pela USP; Professor do Departamento de Geociências e do PPGG - CFH/UFSC.

Downloads

Publicado

2014-10-23

Como Citar

Espíndola, C. J. (2014). As inovações no transporte de cargas marítimas: apontamentos para pesquisa. CaderNAU, 6(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/cnau/article/view/4766

Edição

Seção

Artigos