A evolução geomorfológica de Rio Grande: um contraste de dois tempos

Autores

  • Rossana Madruga Telles Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande - RS.

Resumo

A evolução geomorfológica de Rio Grande é apresentada contrastando dois tempos: o tempo geológico e o tempo histórico. Foram necessários pelo menos 400.000 anos, ao longo dos quais sucessivas transgressões e regressões marinhas, acompanhadas de uma variada gama de processos, para que o suporte geomorfológico, onde hoje está edificada a cidade se tornasse   emerso. O povoamento deste suporte a partir do século XVIII promoveu inúmeras e profundas transformações na geomorfologia original, tanto mais rápidas quanto mais sofisticadas as técnicas utilizadas. A ação antrópica não apaga a história evolutiva natural, mas inscreve-se, simultaneamente, em uma outra escala temporal, a escala do tempo histórico.  

Palavras-chave:  geomorfologia; antropia; modificações antropogênicas; aterros

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossana Madruga Telles, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande - RS.

Graduada pela FURG; Mestrado em Geografia pela UFRGS; Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - FURG.

Downloads

Publicado

2014-10-21

Como Citar

Telles, R. M. (2014). A evolução geomorfológica de Rio Grande: um contraste de dois tempos. CaderNAU, 5(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/cnau/article/view/4756

Edição

Seção

Artigos