AS RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO EM SÃO JOSÉ DO NORTE

Autores

  • Luiz Fernando Mazzini Fontoura Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS

Resumo

 Este trabalho descreve os sistemas de produção predominantes no município de São José do Norte, Rio Grande do Sul, na década de 1990. Avaliam-se as relações sociais na atividade agrícola, onde o trabalho camponês cria uma relação bastante específica com o mercado externo ao município, configurando uma especialização regional através da produção de cebolas. Após anos alternando boas e más safras, a década em questão apresenta um declínio desta atividade ao ponto de não mais garantir a reprodução da família/unidade de produção. Também são estudadas as condições, neste período, do desenvolvimento da lavoura de arroz na porção norte do município, bem como a infra-estrutura no que concerne a energia e a estrada. 

 

Palavras-chave: sistemas de produção; relações sociais; campo 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Mazzini Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS

Graduado em Geografia Licenciatura pela UFRGS; Mestre em Sociologia pela UFRGS; Doutor em Geografia Humana pela USP; Professor do Departamento de Geografia da UFRGS.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Fontoura, L. F. M. (2014). AS RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO EM SÃO JOSÉ DO NORTE. CaderNAU, 3(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/cnau/article/view/4715