Qualidade da Democracia no Brasil e Confiança nas Instituições Políticas

Autores

  • Everton Rodrigo Santos ULBRA/FEEVALE
  • Fábio Hoffmann ULBRA/UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.14295/cn.v1i1.8621

Palavras-chave:

apoio ao sistema – confiança política – capacidade do Estado – qualidade da democracia.

Resumo

Este trabalho analisa a acentuação do paradoxo entre a adesão ao regime democrático brasileiro e a baixa satisfaçãoe confiança institucional. O apoio ao sistema político nesse trabalho é compreendido dentro da estrutura teórica eastoniana, que percebeu nas dinâmicas do apoio difuso e específico um importante ingrediente para a estabilidade do sistema político. A partir desse apontamento conceitual mostramos, através de dados temporais do Latinobarômetro, que o apoio ao regime democrático brasileiro cresceu desde quando foi iniciada essa medição para o Brasil, em 1995, enquanto que a satisfação com seu desempenho e a confiança dos brasileiros em relação às instituições centrais do modelo de democracia representativa como os partidos políticos, Congresso Nacional e Justiça tem diminuído, consistentemente, ao longo do tempo. Examinadas algumas literaturas que procuraram explicar as causas desse fenômeno, procuramos, nesse trabalho, fugir da monocausalidade, buscando enfocar a existência de outros elementos que ajudam a justificar os motivos do aumento do paradoxo existente dentro do apoio ao sistema político brasileiro e, dentre elas, a capacidade do Estado e a mudança para valores pós-materialistas. Esse trabalho aponta para a presença desses elementos em situações variadas, e muitas vezes incompletas, o que acaba por travar o desenvolvimento da qualidade da democracia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Rodrigo Santos, ULBRA/FEEVALE

Foi Professor Visitante na Universidade Nacional de Rosário na Argentina (UNR), é Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e da Universidade FEEVALE no PPG de Diversidade e Inclusão Social.

Fábio Hoffmann, ULBRA/UFPEL

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Bacharel em Ciência Política pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

SANTOS, Everton Rodrigo; HOFFMANN, Fábio. Qualidade da Democracia no Brasil e Confiança nas Instituições Políticas. Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, Rio Grande, RS, v. 1, n. 1, p. 46–69, 2021. DOI: 10.14295/cn.v1i1.8621. Disponível em: https://periodicos.furg.br/cn/article/view/8621. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.