Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Cadernos Literários é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado em História da Literatura e do Núcleo de Pesquisas Literárias do Instituto de Letras e Artes (ILA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tendo por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados à área dos Estudos Literários, em especial aqueles temas concernentes à área de concentração do Programa, História da Literatura, assim como às suas linhas de pesquisa: Literatura, História e Memória Literária; Literatura Sul-Rio-Grandense; Escrita Feminina.

Todo texto submetido à publicação é analisado previamente pelo editor e, caso atenda ao escopo da revista, será encaminhado para revisão por dois pareceristas, que farão suas avaliações segundo critérios definidos pelo Conselho Editorial. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro relator, para arbitragem.

Na etapa de submissão, três decisões são possíveis após o parecer dos avaliadores:

. a submissão é rejeitada e fundamentada com parecer dos avaliadores;

. a submissão é aceita sem correções;

. são solicitadas correções que devem ser atendidas em determinado prazo, as quais serão novamente avaliadas para aceite ou rejeição definitivos.

Os trabalhos aceitos no processo de avaliação passam à etapa de edição, para os ajustes finais da publicação.

O periódico apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Seção Livre, Entrevistas, Documentos, Resenhas, Tradução e Criação.

Dossiê Temático: a seção é organizada por um ou mais pesquisadores, especialistas no tema da chamada, pertencentes à FURG ou não. Para essa seção, são aceitos artigos pertinentes à temática proposta. Por número, serão publicados de 5 a 15 textos nessa seção.

Seção Livre: serão aceitos trabalhos sobre assuntos relativos aos Estudos Literários, recebido em fluxo contínuo. Por número, serão publicados até 10 textos nessa seção.

Entrevistas: serão aceitas entrevistas com escritores, professores e pesquisadores brasileiros ou estrangeiros. Por número, serão publicados até 2 textos nessa seção.

Documentos: serão aceitos trabalhos de pesquisa que resgatem textos e/ou autores da história da literatura brasileira ou de outras literaturas nacionais. Por número, serão publicados até 2 textos nessa seção.

Resenhas: serão aceitos trabalhos que comentem e resenhem obras de teoria, crítica e história, ou ficcionais/poéticas, publicadas até dois anos antes da data de submissão à revista. Por número, serão publicados até 3 textos nessa seção.

Tradução: serão aceitas traduções de textos literários nos gêneros poéticos, narrativo e teatral, das línguas espanhola, inglesa e francesa, para o português. Por número, serão publicados até 3 textos nessa seção.

Criação: serão aceitos textos literários nos gêneros poético, narrativo e teatral. Por número, serão publicados até 3 textos nessa seção.

Todos trabalhos, em qualquer uma das seções, devem ser inéditos, e a sua submissão precisa se dar por meio dos meios indicados e dos prazos divulgados na página eletrônica da revista.

Podem submeter trabalhos mestrandos, mestres, doutorandos e doutores vinculados a instituições de ensino de nível superior, a institutos federais de educação ou a fundações de pesquisa.

As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês, o espanhol e o francês. Quando em português, o texto deve apresentar título, resumo e palavras-chaves em inglês; quando nas demais línguas, deve apresentar título, resumo e palavras-chaves numa dessas línguas e também em português.

Coautoria: é admitida, desde que o texto seja efetivamente feito em conjunto. Orientação não deve ser encarada como coautoria; nesses casos, o texto deve ser assinado somente pelo orientando, podendo haver uma nota de rodapé apontando quem orientou o ensaio.

Entre as suas diversas seções, a revista publicará, por ano, ao menos 14 textos, com no mínimo sete textos em cada um dos dois números (1º e 2º semestres). Será aceita a publicação de apenas um artigo por autor, a cada ano.

Visando atender aos critérios de avaliação de periódicos científicos, a fim de evitar a endogenia, a revista Cadernos Literários limita-se a publicar, anualmente, no máximo 30% do número de artigos cujos autores sejam vinculados à FURG.

A publicação do trabalho implica a cessão integral dos direitos autorais à revista Cadernos Literários.  Conceitos e opiniões veiculados nos textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista do editor ou do Conselho Editorial da revista.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Os Cadernos Literários (ISSN: 1415-8132; e-ISSN: 2675-3804) vinculam-se ao Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado em História da Literatura) e ao Núcleo de Pesquisas Literárias (NPL), ambos do Instituto de Letras e Artes (ILA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O periódico circula desde 1995, com apenas uma interrupção em 1996. De 1997 até 2015, publicou ao menos uma edição por ano. A partir de 2016, uma série de ações foi realizada: torna-se semestral, passa por uma readequação em seu Conselho Editorial, adapta-se às regras da CAPES para os periódicos científicos da área de Letras, busca a inserção em indexadores nacionais e internacionais, investe na divulgação de dossiês temáticos e começa a circular, além do meio impresso, pelo modo digital, ao mesmo tempo com o ISSN tradicional e o ISSN eletrônico. Publica artigos no âmbito dos Estudos Literários, de professores e pesquisadores de instituições de ensino superior e centros de pesquisa nacionais e internacionais. Também abre espaço para outras seções, tais como: Entrevistas, Documentos, Resenhas, Criação e Tradução.