Digitalização e higienização da documentação na Divisão de Arquivo do DAP/PRODEGESP-UFSC

Autores

  • José da Rosa Bibliotecário e Graduando do Curso de Arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliana Maria dos santos Bahia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Douglas Aguiar das Neves Universidade Federal de Santa Catarina
  • William Adão Ferreira Paiva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.7918

Palavras-chave:

arquivo, ciência da informação, digitalização, documentação, higienização.

Resumo

Discussões teóricas sobre a informação e suas práticas, fazem parte do universo acadêmico. A Ciência da Informação que abarca a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia, abrem um espaço nessa relação com cada área possuindo diferentes características, diálogos, cabendo aos alunos desta área interdisciplinar, conhecerem a natureza dos materiais componentes do acervo do Departamento de Administração de Pessoal, que tem como público-alvo os funcionários ativos, inativos e pensionistas. Cabe também, aplicarem seus conhecimentos na Organização, Digitalização e Higienização da documentação na Divisão de Arquivo, tratarem a vivência entre a teoria e prática, uma vez que possibilita a soma de esforços dentro da UFSC que reconhece a importância da organização da documentação no arquivo institucional e desperta o caminhar do saber fazer. Estudantes passaram nos Concursos Públicos da UFSC e foram atuar na DARQ, observa-se que o trabalho tem gerado a ampliação de atuação na formação dessas áreas. Durante diversos anos foram realizadas atividades de extensão e a partir de 2005, com o currículo novo da Biblioteconomia ocorre a implantação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Ao final do artigo, temos os resultados a serem alcançados e esperados

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Maria dos santos Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164309Z8

William Adão Ferreira Paiva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Gestão de Projetos, pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Bacharel em Arquivologia pela FURG. Atualmente é Arquivista da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Participou como Pesquisador do Grupo de Pesquisa CITEG - Ciência, Informação, Tecnologia e Gestão da FURG (Linha de Pesquisa ligada a Produção do Conhecimento). Desempenhou atividades como Assistente de Editor da Revista BIBLOS, vinculada ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI e disponibilizada para acesso no Portal de Periódicos Eletrônicos da FURG (http://www.seer.furg.br), utilizando o Open Journal System - OJS para a Editoração Eletrônica da revista. Foi o Responsável pelo apoio a Editoração, Diagramação, Normalização e Organização do conteúdo da referida revista. Participou como voluntário do Projeto Repositório Institucional da FURG (repositorio.furg.br), que tem como foco a Preservação da Memória e Ampliação da Visibilidade da Produção Intelectual Institucional. Atuou em atividades ligadas a monitoria de uma Disciplina (Prática Arquivística) pertencente ao Curso de Arquivologia da FURG, juntamente com a docente que a ministrava. Atuou em atividades administrativas atreladas ao Estágio Não Obrigatório pelo período de dois anos, tendo como base a Preservação e Organização dos Registros Documentais, de modo a realizar a Salvaguarda da Memória e do Patrimônio Documental. Participou como voluntário em um Projeto de Extensão, que tinha por objetivo tratar a documentação advinda do ICHI da FURG, tendo por base a execução dos devidos Procedimentos Arquivísticos. Tem experiência nas Atividades Arquivísticas vinculadas aos Processos de Organização, Classificação e Avaliação Documental. Tem experiência também no Tratamento da Informação, quando envolta por aspectos atinentes a Memória, História e Salvaguarda do Patrimônio Documental.

Referências

BRASIL. Decreto nº 8.539 de 8 de outubro de 2015.Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2015/Decreto/D8539.htm>. Acesso em: 10 out. 2017.

BRASIL. Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2011/lei/l12527.htm>. Acesso em: 09 out. 2017.)

BRASIL. Lei n. 8.159, de janeiro de 1991. Dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e dá outras providências. Brasília, DF: Senado; 1991. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm

>. Acesso em: 10 out. 2017.

CHAGAS, Magda Teixeira; BAHIA, Eliana Maria dos Santos. Desenvolvimento, conservação e recuperação das coleções. Florianópolis: CIN/CED/UFSC, 2010. 118 p

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2008.

FACHIN, Juliana. Gerenciamento eletrônico de documentos na Universidade Federal de Santa Catarina, 2010. TCC (Curso de Biblioteconomia);orientadora Prof. Eliana Bahia. Disponível em:<https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120709> . Acesso em: 12 out. 2017.

KRÜGER, Júlia. Matriculada na disciplina Estágio Obrigatório I no Arquivo do DAP na Universidade Federal de Santa Catarina no 1º semestre de 2016, com professora orientadora Aline CarmesKurger. (Curso de Arquivologia).

LOPES, Luís Carlos. A nova arquivística na modernização administração.2.ed. Brasília: ProjectoEidtorial/Annabel Lee, 2013.

MENEZES, Priscila Lopes. A conduta ética dos arquivistas participantes do Serviço de Informação ao Cidadão em universidades federais da Região Sul do Brasil. 2014. 249 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014. Disponível em: <http://tede.ufsc.br/teses/PCIN0111- D.pdf>. Acesso em 09 out. 2017.

NEVES, Douglas Aguiar das. A ergonomia no Arquivo do DAP na Universidade Federal de Santa Catarina, 2010. TCC (Curso de Biblioteconomia); orientadora Prof. Eliana Bahia.

REYZÁBAL, María Victoria. A comunicação oral e sua didática. Bauru: EDUSC, 1999. 355p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Resolução normativa n.º 03/CUN/09, de 08 de dezembro de 2009. Dispõe sobre as normas que regulamentam as ações de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em <http://proex.paginas.ufsc.br/files/2012/06/resoluC 3%A7ao-normativa-003CUn2009.pdf>. Acesso em: 06 out. 2017.

Downloads

Publicado

2023-01-18

Como Citar

Rosa, J. da, Bahia, E. M. dos santos, Neves, D. A. das, & Paiva, W. A. F. (2023). Digitalização e higienização da documentação na Divisão de Arquivo do DAP/PRODEGESP-UFSC. BIBLOS, 32(2), 50–67. https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.7918

Edição

Seção

Artigos