Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7431

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Competência em Informação, Educação de Usuários, Formação de Usuários, Serviço de Referência.

Resumo

As disciplinas de formação específica são o núcleo base da profissão, constituindo-se, principalmente, da área de organização e representação da informação e do conhecimento, permitindo a organização, a recuperação, a disseminação e o acesso à informação pelos usuários. À vista disso, o presente artigo pretende refletir sobre o percurso do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde o estabelecimento da profissão com seu primeiro currículo mínimo até as Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase curricular na formação de usuários, isto é, desde o oferecimento de disciplinas de Serviço de Referência, Educação de Usuários e Competência em Informação. Por meio de um levantamento teórico, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, identificou-se que os bibliotecários, além de trabalharem com as atividades de organização e tratamento da informação nas unidades de informação, também devem dedicar-se aos serviços voltados aos usuários, por exemplo, na implementação de programas de competência em informação nas instituições de ensino, já que, estes profissionais possuem um papel fundamental em relação aos processos educativos do universo informacional, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora do Departamento de Biblioteconomia

Doutora em Ciência da Informação

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora do Departamento de Biblioteconomia

Doutora em Ciência da Informação

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Publicado

2018-10-29

Como Citar

Mata, M. L. da, & Gerlin, M. N. M. (2018). Reflexões sobre ensino de biblioteconomia: ênfase curricular na função educacional do serviço de referência e da competência em informação. BIBLOS, 32(1), 31–52. https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7431

Edição

Seção

Artigos