Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v31i1.6509

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Espaços de aprendizagem, Aprendizagem, Aprendizagem não formal.

Resumo

As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. O presente artigo propõe uma reflexão sobre as bibliotecas universitárias enquanto espaços de aprendizagem. Reflexão teórica acerca dos conceitos de biblioteca e aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica. A fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem baseou-se nos estudos de Lev Vygotsky e as análises sobre a biblioteca como um espaço de aprendizagem sustentam-se em diversos autores das áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação. Biblioteca universitária relaciona-se intrinsicamente com a pesquisa e o processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades de mediação junto aos usuários na busca pela informação e na transformação desta em conhecimento. Dentre os diversos ambientes não formais de aprendizagem, a biblioteca universitária destaca-se, pois há intencionalidade no seu uso, ou seja, as pessoas que a frequentam, o fazem por vontade e iniciativa próprias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Leandro Freitas Hubner, Universidade Federal de Rondônia

Departamento de Ciência da Informação

Ana Carolina Araujo Kuhn, Universidade Federal de Rondônia

Programa de Pós-graduação em Psicologia

Referências

ALMADA, Magda; BLATTMANN, Ursula. Biblioteca no ambiente educacional e a sociedade da informação. Apresentação oral apresentada por Magda Almada no XIV SNBU, Salvador (Bahia) dia 24 de outubro de 2006, às 17h30min. Eixo temático: As redes e virtualidades da pesquisa acadêmica - Sala Violeta - Disponível em: <http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/Magda_Ursula_SNBU.pdf>. Acesso em: 17 set. 2011.

ANZOLIN, Heloisa Helena; CORREA, Rosa Lydia Teixeira . Biblioteca universitária como mediadora na produção de conhecimento. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), Curitiba, v. 8, p. 801-817, 2008. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=2448&dd99=view >. Acesso em: 17 set. 2011.

APPLETON, Leo; STEVENSON, Valerie; BODEN, Debbi. Developing learning landscapes: academic libraries driving organisational change. Reference Services Review, Ann Arbor (USA), v. 39, n. 3, p. 343-361, 2011. . Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/journals.htm?issn=0090-7324&volume=39&issue=3&articleid=1947823&show=html&PHPSESSID=vqp1jlsunqr9jmmqsqertdddi7 >. Acesso em: 12 jan. 2013.

BARATIN, Marc; JACOB, Christian (orgs). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no ocidente. 3.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

BARROS, Ricardo Paes; MENDONÇA, Rosana. Investimentos em educação e desenvolvimento econômico. Texto para discussão 525. Rio de Janeiro: IPEA, 1998. Disponível em: <http://ipea.gov.br/pub/td/1997/td_0525.pdf>. Acesso em: 15 out. 2013.

BENNETT, Scott. First questions: for designing higher education learning spaces. The Journal of Academic Librarianship, Ann Arbor (USA), 2007, v. 33, n. 1, p. 14-26. Disponível em: < http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S009913330600156X >. Acesso em: 15 jul. 2012.

BENNETT, Scott. Learning behaviors and learning spaces. Libraries and the Academy, Baltimore (USA), v. 11, n. 3, p. 765-789, 2011. Disponível em: <http://www.libraryspaceplanning.com/assets/resource/Learning%20Spaces%20and%20Learning%20Behaviors%20Web%20version.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2012.

BENNETT, Scott. Libraries and learning: a history of paradigm change. Libraries and the Academy, Baltimore (USA), v. 9, n. 2, p.181-197, 2009. Disponível em: <http://www.libraryspaceplanning.com/assets/resource/Libraries-and-learning.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2012.

BENNETT, Scott. The choice for learning. The Journal of Academic Librarianship, Ann Arbor (USA), v. 32, n. 1, p. 3-13, 2006. Disponível em: < http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0099133305001308 >. Acesso em: 15 jul. 2012.

BENNETT, Scott. The information or the learning commons: which will we have?. The Journal of Academic Librarianship, Ann Arbor (USA), v. 34, n.3, p.183-185, 2008. Disponível em: < http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0099133308000311>. Acesso em: 15 jul. 2012.

BOTH, Katherine. Bibliotecas Universitárias: análise da organização, flexibilidade e adaptabilidade dos seus espaços. 2012. 472 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2012. Disponível em: <https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/1283335/1/Dissertacao.pdf‎>. Acesso em 15 out. 2013.

CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CARPINTEIRO, Cristiane Neli de Carvalho. A Biblioteca universitária como espaço de aprendizagem e de formação do aluno pesquisador. 2004. 159 f. Dissertação (Mestrado) - UNIFEI, Itajubá, 2004. Disponível em: <http://adm-net-a.unifei.edu.br/phl/pdf/0030890.pdf>. Acesso em: 17 set. 2011.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998-2000. 2 v.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

CHARTIER, Roger. (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

COLOMBO, Sonia Simões; RODRIGUES, Gabriel Mario. Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011. Disponível em: <http://online.minhabiblioteca.com.br/books/9788536326047/page/101>. Acesso em: 13 ago. 2013.

COLOMINA, Rosa; ONRUBIA, Javier. Interação educacional e aprendizagem escolar: a interação entre alunos. In: COLL, César; PALACIOS, Jesús; MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento psicológico e educação. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. v. 2, p. 280-293.

CUNNINGHAM, Heather V., TABUR, Susanne. Learning space attributes: reflections on academic library design and its use. Journal of Learning Spaces, Grensboro, v. 1, n. 2, 2012. Disponível em: < https://libjournal.uncg.edu/index.php/jls/article/view/392/287>. Acesso em: 13 ago. 2013.

DONKAI, Saori; TOSHIMORI, Atsushi; MIZOUE, Chieko. Academic libraries as learning spaces in Japan: toward the development of learning commons. The International Information & Library Review, London, v. 43, n. 4, p. 215-220, dez. 2011. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1057231711000531>. Acesso em: 15 jul. 2012.

DUARTE, E. N.; SILVA, A. K. A biblioteca universitária como organização do conhecimento: do modelo conceitual às práticas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13, 2004, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004. 1 CD-Rom.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado) - USP, São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/publico/Dudziak2.pdf>. Acesso em: 17 set. 2011.

ELBESHAUSEN , Hans. Knowledge in dialogue: empowerment and learning in public libraries. Journal of Information, Communication and Ethics in Society, London, v. 5, n. 2/3, p. 98-115, 2007. Disponível em: < http://www.emeraldinsight.com/journals.htm?articleid=1631540>. Acesso em: 13 ago. 2013.

FERNÁNDEZ-MARTÍNEZ, Luis Maria. La biblioteca universitaria y el espacio europeo de Educación Superior. Boletín de ANABAD, Madrid, n. 4, oct.-dic. p. 93-101. 2004. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/10355/1/La_Biblioteca_universitaria_y_el_Espacio_Europeo_de_Educaci%c3%b3n_Superior.pdf>. Acesso em: 17 set. 2011.

FINO, Carlos Nogueira. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 14, n. 2, p. 273-291, 2001. Disponível em: <http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/11.pdf>. Acesso em: 15 out. 2013.

FISCHER, Biddy. Do libraries aid learning? Approaches and methods for measuring impact. A report of the LIRG/SCONUL seminar, 9-10 December 2002, Scarborough, 2003. Library and Information Research, London, v. 27, n. 85, p. 22-25, Spring 2003. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/6068/1/article85c.pdf>. Acesso em: 17 set. 2011.

FORREST, Charles. Academic Libraries as Learning Spaces: library effectiveness and the user experience. Georgia Library Quarterly, Georgia, v. 46, n. 3, art. 4, 2009. Disponível em: <http://digitalcommons.kennesaw.edu/glq/vol46/iss3/4>. Acesso em: 15 out. 2013.

FRAGOSO, Graça Maria; DUARTE, Rogério. Livro, leitura, biblioteca ... uma história sem fim. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 9, p. 166-170, 2004. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/383>. Acesso em: 17 set. 2011.

FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca na escola. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.7, n.1, p.124-131, 2002. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/380/460>. Acesso em: 12 jan. 2014.

FUJINO, Asa. Ensino com pesquisa: nova abordagem pedagógica em informação científica e tecnológica (ICT). In: RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca; CAMPELLO, Bernadete Santos (orgs.). A (Re)significação do processo de ensino/aprendizagem em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, mar. 2006 . Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405.pdf >. Acesso em: 27 Abr. 2013.

GOMES, Henriette Ferreira. Práticas pedagógicas e espaços informacionais da universidade: possibilidades de integração na construção do espaço crítico. 2006. 371 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2006.

Disponível em: <http://www.rcaap.pt/detail.jsp?id=urn:repox.ibict.brall:oai:www.ufba.br:581>. Acesso em: 30 abr. 2012.

HATSCHBACH, M. H. de L. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. 109 f. Dissertação (Mestrado) – IBICT-UFRJ/ECO, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: <http://ibict.phlnet.com.br/anexos/mariahelena2002.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2011.

JUCEVICIENE, P.;TAUTKEVICIENE, G. Triangle of Competences" as one of the basic characteristics of the university library learning environment. European Conference on Educational Research, Lisbon. Proceedings ... Lisbon: European Educational Research Association, 2002, p. 1-9. Disponível em: http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/00002343.htm>. Acesso em: 11 set. 2011.

JUCEVICIENE, P.; TAUTKEVICIENE, G.. Academic library as a learning environment: how do students perceive it? Paper presented at the European Conference on Educational Research, University of Hamburg. Proceedings ... Hamburg: European Educational Research Association, September 2003, p. 17-20,. Disponível em: http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/00003274.htm>. Acesso em: 11 set. 2011.

JUCEVICIENE, P.; TAUTKEVICIENE, G.. The library learning environment as a part of university educational environment Paper presented at the European Conference on Educational Research, University of Crete. Proceedings ... Crete: European Educational Research Association, September 2004, p. 22-25. Disponível em: http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/00003737.htm>. Acesso em: 11 set. 2011.

KUHLTHAU, Carol Collier. Como orientar a pesquisa escolar: estratégias para o processo de aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

KUHLTHAU, Carol Collier. Learning in Digital Libraries: An Information Search Process Approach. Library Trends, New Brunswick, v. 45, n. 4, Spring 1997, p. 708-724. Disponível em: <https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/8113/librarytrendsv45i4k_opt.pdf?sequence=1>. Acesso em: 15 out. 2013.

KUHLTHAU, Carol Collier. O papel da biblioteca escolar no processo de aprendizagem. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 9-14. Disponível em: http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/103.pdf . Acesso em: 15 out. 2013‎.

LEITÃO, Bárbara Julia Menezello. Avaliação qualitativa e quantitativa numa biblioteca universitária: grupos de foco. Rio de Janeiro: Interciência, 2005.

LÜCK, Esther Hermes et al. A biblioteca universitária e as diretrizes curriculares do ensino de Graduação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., 2000, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2000. Disponível em: <http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/t024.doc>. Acesso em: 17 set. 2011.

MARTINS, Maria de Fátima Castanheira. Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagem. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2010.

MOLL, Luis C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artmed, 1996.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

NICO, Bravo. Práticas educativas e aprendizagens formais e informais: encontros entre cidade, escola e formação de professores. In: BRAGANÇA, Inês et al (Orgs.). Vozes da Educação: memórias, histórias e formação de professores. Petrópolis: DP et Alii Editora, 2008. p. 197-206.

OLIVEIRA, Marta Kohl de; VIGOTSKY, Lev Semenovich. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. 5.ed. São Paulo: Scipione, 2010-. Disponível em: <https://ucsvirtual.ucs.br/>. Acesso em: 24 nov. 2011.

PELA, Mary Arlete Payão. A biblioteca universitária, espaços formativos e inclusão: a perspectiva de graduandos com deficiência visual. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.cidadesp.edu.br/old/mestrado_educacao/dissertacoes/2006/mary_arlete_payao.pdf>. Acesso em: 17 set. 2011.

PEREZ RODRIGUEZ, Yudit; MILANES GUISADO, Yusnelkis. La biblioteca universitaria: reflexiones desde una perspectiva actual. ACIMED, Ciudad de La Habana, v. 18, n. 3, sept. 2008 . Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352008000900004&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 17 set. 2011.

ROSA, P. R. da S. Instrumentação para o Ensino de Ciências. Campo Grande: Editora UFMS, 2011. v. 1.

SILVA, Chirley C. M., et al. Serviço de coleções especiais da biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina: estágio curricular. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 9, p. 134-140, 2004. Disponível em: < http://www.acbsc. org.br/revista/ojs/ viewarticle.php?id=102> Acesso em: 17 set. 2011.

SILVA, Edilene Maria da. A influência das políticas de informação científica. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado) - UFPB, João Pessoa, 2009a. Disponível em: <http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/120/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20CI%20EDILENE%20M%20SILVA.pdf>. Acesso em: 17 set. 2011.

SIMONS, K.; YOUNG, J.; GIBSON, C. The Learning Library in Context:

Community, Integration, and Influence. Research Strategies, Amsterdam, n.17, p. 123-132, 2000. Disponível em: < http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0734331000000367>. Acesso em: 12 nov. 2011.

SOUSA, Margarida Maria De. A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior. 2009. 90 f. Dissertação (Mestrado) - USP, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20102009-153956/publico/Margarida_M_Sousa_DISSERT.pdf>. Acesso em: 17 set. 2011.

VAN DER VEER, René; VALSINER, Joan. Vygotsky uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996.

VARELA, Aída. Informação e construção da cidadania. Brasília: Thesaurus, 2007.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Imagination and Creativity in Childhood. Journal of Russian and East European Psychology, Armonk (USA), v. 42, n. 1, p. 7-97, 2004. Disponível em: http://lchc.ucsd.edu/mca/Mail/xmcamail.2008_03.dir/att-0189/Vygotsky__Imag___Creat_in_Childhood.pdf. Acesso em: 15 out. 2013

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 2.ed. São Paulo: M. Fontes, 1998.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.

VYGOTSKY, Lev Semenovich; COLE, Michael. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6.ed. São Paulo: M. Fontes, 1998.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONT'EV, Aleksei Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7.ed. São Paulo: Ícone, 2001. p. 103-119.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

Hubner, M. L. F., & Kuhn, A. C. A. (2017). Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem. BIBLOS, 31(1), 51–72. https://doi.org/10.14295/biblos.v31i1.6509

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)