A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE

Autores

  • Thiago Araújo da Silveira Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE Recife, Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v31i1.5985

Palavras-chave:

Competência informacional, Didática, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho trata de uma pesquisa realizada como sete professores de Química da rede pública de ensino de Serra Talhada – PE, onde se procurou investigar a relação entre as competências informacionais e a estruturação da aula que eles apresentavam. Os dados foram coletados num questionário, com perguntas abertas e fechadas, elaborado a partir dos padrões de competência informacionais para o ensino superior da ACRL (2000) e dos elementos estruturantes de uma aula (LIBÂNEO, 1994; CORDEIRO, 2007). Os resultados mostraram que o professor de Química da cidade apresenta dificuldades em formular objetivos gerais e específicos para aula, em organizar a informação, em selecionar os recursos a partir das fontes consultadas; além de forte apego ao livro didático como fonte de informação. Os dados informam também que competências como acesso competente à informação; seleção da informação e ética no uso da informação foram desenvolvidas.

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Biografia do Autor

Thiago Araújo da Silveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE Recife, Pernambuco

Professor Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Serra Talhada. Doutorando no Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Publicado

2017-08-05

Como Citar

Silveira, T. A. da. (2017). A relação entre a competência informacional e a estruturação da aula de Química nos professores de Serra Talhada - PE. BIBLOS, 31(1), 27–50. https://doi.org/10.14295/biblos.v31i1.5985

Edição

Seção

Artigos