A revisão do currículo de arquivologia em debate na UFSM: contribuição a partir de pesquisa acadêmica

Autores

  • Rafael Chaves Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Kieling Pedrazzi Universidade Federal de Santa Maria
  • Sônia Elisabete Constante Universidade Federal de Santa Maria
  • Jéssica Oestreich
  • Lisieli Rorato Dotto
  • Êmili Lemanski dos Santos

Palavras-chave:

Curso de arquivologia, Formação do arquivista, Revisão curricular, UFSM

Resumo

Atualmente, avaliar o ensino, independente da área do saber, é fundamental, especialmente devido às novas exigências do mercado de trabalho aliadas à necessidade do emprego de ferramentas da Tecnologia da Informação. O Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encontra-se neste contexto, já que este trabalho tem por finalidade apresentar a continuidade do processo de avaliação do ensino de Arquivologia que iniciou no Curso em 2011 prolongando-se até 2012. Com a promoção de novos espaços de diálogo e uma agenda de discussões em torno das recomendações da comunidade arquivística, verificadas em 2011, foi possível refletir sobre o ensino de Arquivologia a partir das propostas reunidas em eventos da área, com a participação de docentes e discentes, compilando sugestões para a revisão curricular como a integração de disciplinas do currículo vigente com a Tecnologia da Informação e a inserção de temas como políticas públicas arquivísticas e pensamento científico.

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Publicado

2016-02-18

Como Citar

Ferreira, R. C., Pedrazzi, F. K., Constante, S. E., Oestreich, J., Dotto, L. R., & Santos, Êmili L. dos. (2016). A revisão do currículo de arquivologia em debate na UFSM: contribuição a partir de pesquisa acadêmica. BIBLOS, 28(3), 166–178. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5359

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