Levantamentos arqueológicos no aédio e alto Jacuí, RS, Brasil.

Autores

  • Pedro Augusto Mentz Ribeiro

Palavras-chave:

Arqueologia, Escavação, levantamento arqueológico, Jacuí.

Resumo

A área pesquisada se localiza no centro do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Num projeto de cinco anos, o objetivo principal nesta primeira etapa (1.º ano) foi encontrar um sitio da tradição Tupiguarani que apresentasse condições de ser escavado. Infelizmente, apesar de termos estudado 57 sítios, 47 deles Tupiguarani (os restantes das tradições Umbu e Humaitá), não registramos um passível de escavação. Os resultados apresentados são preliminares, uma vez que não consideramos concluídos os trabalhos. Os sítios estão sobre as várzeas do rio Jacuí, em locais planos, sendo esse o principal aspecto para os assentamentos Guaranis. A área dos sítios varia dos 200 aos 8000m² . O material característico são fragmentos de vasilhas de cerâmica de formas variadas, sem decoração (simples), com decoração plásticas (corrugada-ungulada, corrugada, mista, roletada, escovada e pinçada, nessa ordem de importância, as três últimas em número insignificante) e pintada (10 tipos, destacando-se o vermelho sobre branco externo ("A") e o engobe vermelho interno ("E"). Ainda de cerâmica temos: cachimbos, contas, roletes, massas e afiadores-em-canaleta. No lítico destacaríamos as lâminas de machado polidas, as lascas de calcedônia, os afiadores-em-canaleta e os polidores de arenito. Esse material é secundado pelos tembetás (fragmentos) de cristal de rocha e placas peitorais, ambos polidos. No ósseo, registramos a ocorrência de um anzol, ponta e, no conchífero, contas-de-colar (três de Jaspedela jaspidea) e um pingente. Como vestígios fitofaunísticos encontramos ossos de vários mamíferos, répteis, aves, peixes e moluscos bivalves e univalves. Além disso, junto com estes últimos ocorreram ossos humanos (fragmentos de mandíbula, úmero, fêmur e costelas). Comparando o material, este se assemelha ao da Tradição Tupiguarani do sul do Brasil. Subtradição Guarani, estilo Corrugado. Pertence à fase Guaratã. Quanto à periodização, seria do século V da nossa era até a chegada dos jesuítas espanhóis na região, em torno de 1630 A D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Augusto Mentz Ribeiro

Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Antropológicas, Departamento de Biblioteconomia e História, Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Técnológico (CNPq).

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2007-12-12

Como Citar

Ribeiro, P. A. M. (2007). Levantamentos arqueológicos no aédio e alto Jacuí, RS, Brasil. BIBLOS, 8, 9–42. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/441

Edição

Seção

Artigos