A história oral na pesquisa social sobre espaço urbano

Autores

  • Aloísio Ruscheinsky
  • Elizabeth Fortunato

Palavras-chave:

história, memória, sujeitos sociais.

Resumo

Este texto apresenta algumas reflexões sobre o uso da metodologia denominada de História Oral em pesquisas no campo das ciências humanas. A metodologia da História Oral tem-se espraiado por diversas disciplinas e entre pesquisadores de origens diversas, ao mesmo tempo o seu uso tem provocado simpatias e adversidades. Os autores do presente texto buscam demonstrar que os indivíduos tomados como fonte original de informação junto às lutas sociais por moradia popular, a partir de sua prática social, alçam a condição de sujeitos sociais uma vez que contribuem para a produção da História e do espaço urbano. Na ampla tarefa das ciências sociais, cabe-lhe atribuir que trate os indivíduos como capazes de serem construtores e partícipes da História. Esta é uma tarefa científica, política e educativa de quem assim procede optando pelo uso da História Oral. Deve ficar claro que aqui nos atemos ao emprego da metodologia e não à apresentação dos resultados de uma pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aloísio Ruscheinsky

Professor de Sociologia do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Elizabeth Fortunato

Graduação em Estudos Sociais e Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela USP e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela USP.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2007-12-08

Como Citar

Ruscheinsky, A., & Fortunato, E. (2007). A história oral na pesquisa social sobre espaço urbano. BIBLOS, 16, 25–36. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/408

Edição

Seção

Artigos