Cartografando o panorama da pesquisa em biblioterapia no Brasil: mapa produzido a partir do território da base referencial de artigos de periódicos em Ciência da Informação (Brapci) e a Plataforma Lattes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.7919

Palavras-chave:

Biblioterapia, Pesquisa em Biblioterapia, Laboratório de Estudos em Biblioterapia, Bibliotecas Escolares e Leitura, Grupo de Estudos em Biblioteconomia e Ciência da Informação, GEPEBIC.

Resumo

O trabalho centra-se em apresentar o panorama da pesquisa em biblioterapia no Brasil. O corpus do estudo foi constituído a partir das informações contidas nos territórios da Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e na Plataforma Lattes, delimitando como recorte temporal os anos de (1975-2017). Nesse sentido, temos como objetivo geral: Mapear a produção científica brasileira em biblioterapia, tendo por base a BRAPCI. Elecando ainda como objetivos específicos: 1) Identificar o comportamento da produção em biblioterapia ao longo do tempo; 2) Levantar o perfil dos pesquisadores; 3) Mapear as instituições com grupos de pesquisa no tema ou linhas que tem como escopo o estudo da biblioterapia; 4) Demonstar a área geográfica dos pesquiadores e os periódicos que mais publicam artigos relacionados ao tema. Nesse sentido, tem-se como metodologia, a abordagem quanti-qualitativa com perspectiva descritiva, tendo a partir análise contéudo a estruturação das categorias de análise. Os resultados demonstram que  apesar de um número considerável de pesquisadores, a pesquisa em biblioterapia se demonstra tímida quando comparada a outras áreas dentro do contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Nó entanto, em crescimento constante ao longo dos anos. Nisso, tem-se destaque dois grupos de Pesquisas: o Laboratório de Estudos em Biblioterapia, Bibliotecas Escolares e Leitura e o Grupo de Estudos em Biblioteconomia e Ciência da Informação (GEPEBIC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina

Professor das Séries Inicias da Educação Básica. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação (GEPEBIC), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem experiência em produções acadêmicas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia na área de Formação de Leitores, Biblioteca Escolar, Biblioterapia associada a Literatura infantil e Cinema, Depósito Legal, assim como Estresse Ocupacional e Burnout em Bibliotecários. Na área da Pedagogia estuda especificamente a Temática do Mal-Estar Docente.

Ana Caroline Oliveira da Silva, Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Graduada em Biblioteconomia.

Referências

ANDRADE, Lucas Veras de; VIANA, Ana Caroline Viana de Melo. Um diálogo entre a vida real e a literatura infantojuvenil: uma experiência de leitura na perspectiva da produção de sentidos. Inf. Prof., Londrina, v. 6, n. 1, p. 162 – 173, jan./jun. 2017. Disponível em:< http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/27382/22362>. Acesso em: 25 jan, 2018.

ALVES, Maria Helena Hees, A aplicação da Biblioterapia no processo de reintegração social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.15, n.1/2, p.54-61, jan./jun. 1982.

AMORIM NETO, Miguel Romeu; LIMA, Marcia Heloisa Tavares de Figueiredo. O domínio de organização do conhecimento na base BRAPCI: uma análise estatística. Investigación Bibliotecológica, México, v. 30, n. 70, p. 83-104, set./dez., 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 12, dez. 2001.

______. Biblioterapia para crianças internadas no Hospital Universitário da UFSC: uma experiência. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Brasil, n.14, p.38-54, 2002.

______. Biblioterapia para a classe matutina de aceleração da escola de educação básica Dom Jaime de Barros Câmara: relato de experiência. Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 8/9, p. 10-17, 2003.

______. Biblioterapia: um cuidado com o ser. São Paulo: Porto de Idéias, 2010.

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasilia: Brinquet de Lemos, 2001.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. São Paulo: Forense, 2000.

FREITAS, Juliana Lazzarotto; NASCIMENTO, Bruna Silva do; BUFREM, Leilah Santiago. A organização do conhecimento na dinâmica da pesquisa em artigos da literatura científica da Brapci. Transinformação, Campinas , v. 26, n. 3, p. 295-303, dez. 2014.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LEITE, Ana Cláudia de Oliveira. Biblioteconomia e biblioterapia: possibilidades de atuação. Revistas de Educação, São Carlos, v. XII, n. 14, p.23-37, 2009.

______. Biblioterapia e Biblioterapia: análise da produção científica brasileira. Multiciência, São Carlos, v. 10, p. 24- 35, 2010.

MENDONÇA, Maria Alves de. Temáticas biblioteconomia e ciência da informação no Brasil: enfoque nos periódicos científicos eletrônicos. Encontros Biblos: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. Florianópolis, v. 21,n. 46,p.81 - 103. maio/agos, 2016.

MULLER, Suzana Pinheiro Machado. Periódico Científico. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite. (Orgs). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. p. 73-96.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos Científicos e Estado da Questão: reflexão teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 5-16, jul.-dez./2004.

OHIRA, Maria Lourdes Blatt; SOMBRIO, Márcia Luiza Lonzetti Nunes; PRADO, Noêmia Schoffen. Periódicos brasileiros especializados em biblioteconomia e ciência da informação: evolução. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 26-40, jan. 2000.

ORSINI, Maria Stella. O uso da literatura para fins terapêuticos: biblioterapia. Comunicações e Artes, São Paulo, n.11, p.139-149, 1982.

OUAKNIN, Marc-Alain. Biblioterapia. Tradução de Nicolás Niymi Campanário. São Paulo:

Loyola, 1996.

PEREIRA, Marília M. Guedes. Biblioterapia: proposta de um programa de leitura para portadores de deficiência visual em Bibliotecas Públicas. João Pessoa: Editora Universitária, 1996.

PINTO, Virginia Bentes. A biblioterapia como campo de atuação para o bibliotecário.

Transinformação, Campinas, v. 17, n. 1, p. 31-43, 2005.

SEITZ, Eva Maria. Biblioterapia: uma experiência com pacientes internados em clinica médica. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.1, p.87-102, dez. 2005.

SEITZ, Eva Maria. Biblioterapia: uma experiência com pacientes internados em clínicas médicas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 155-170, 2006.

SILVA, Alexandre Magno da. Características da produção documental sobre biblioterapia no Brasil. 2005. 122f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2005.

SILVA, Taize Araújo da; SALGADO, Porcina Formiga dos Santos. Um olhar voltado para produção científica brasileira sobre Biblioterapia nos periódicos eletrônicos de acesso livre da área de Ciência da Informação. In: XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação, 2013, Florianópolis, Anais... Florianopólis: [s.n], 2013. Disponível em:< https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1447>. Acesso em: 22 mar. 2018.

SOUZA,Tirza Egito Rocha; ALBUQUERQUE, Maria Elizabeth B.C de. Periódicos científicos em biblioteconomia e ciência da informação: Consultas dos alunos concluintes do curso de biblioteconomia. Biblionline. Paraíba, v.1, n.2, [não paginado], 2005.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Kellcia Rezende. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlância, v. 31, n. 61, p.1-19, 2017.

VALENCIA, Maria Cristina Palhares; MAGALHAES, Michelle Cristina. Biblioterapia: síntese das modalidades terapêuticas utilizadas pelo profissional. Biblos :Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, São Paulo, v. 29, n.1, p.5-27, 2015.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ORLANDO, Evelyn de Almeida; MEYER, Patricia. Produtivismo acadêmico e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 138, p.231-247, jan.-mar., 2017.

Downloads

Publicado

2023-01-18

Como Citar

Andrade, L. V. de, & Silva, A. C. O. da. (2023). Cartografando o panorama da pesquisa em biblioterapia no Brasil: mapa produzido a partir do território da base referencial de artigos de periódicos em Ciência da Informação (Brapci) e a Plataforma Lattes. BIBLOS, 32(2), 68–97. https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.7919

Edição

Seção

Artigos