A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação

Autores

  • Dalgiza Andrade Oliveira Escola de Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elaine Cristina Rodrigues Bibliotecária da Escola Estadual São Pio X – São Gotardo/ Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.6800

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Produção Científica, Grupos de Pesquisa, Lei nº 12.244.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a temática da Biblioteca Escolar, sob os aspectos ligados à produção científica. Objetiva traçar um esboço do panorama teórico, constituído a partir da contribuição da área da Ciência da Informação. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo dos dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. Os resultados apontam para uma produção científica concentrada em alguns grupos, sendo estes criados nas últimas décadas; demonstra a variação positiva a partir de 2010, ano de implementação da Lei 12.244, que se caracteriza pela universalização das Bibliotecas Escolares, e elenca outros pontos quanto aos grupos de pesquisa, pesquisadores e a produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalgiza Andrade Oliveira, Escola de Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Escola de Ciência da Informação/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG-2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991). Coordenadora do Programa Carro-Biblioteca/ECI (10/2013-10/2015). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, cidadania, prática informacional, comunicação científica e estudos bibliométricos, pesquisa cientifica, deontologia biblioteconômica, mercado de trabalho, formação e desenvolvimento de coleções, bibliotecas públicas e bibliotecas escolares. Ministra disciplinas sobre Recursos e Serviços de Informação. Diretora Técnica, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Assuntos Parlamentares e Membro da Comissão de Legislação e Normas do Conselho Federal de Biblioteconomia - 17ª Gestão (2016/2018).

Referências

ALBUQUERQUE, A. C.; TEDESQUI, C. A. Competências profissionais do bibliotecário escolar: reflexões a partir da Lei 12.244/10. Inf. Prof., Londrina, v. 3, n. 1/2, p. 115-146, jan./dez. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/20519/>. Acesso em: 25 mar. 2015.

BRASIL. Decreto nº 56.725, de 16/08/1965. Regulamenta a Lei no 4.084, de 30 de junho de 1962, que dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF. Disponível em: < http://www.cfb.org.br/institucional.php?codigo=7>. Acesso em: 15 mar. 2015.

________. Lei nº 4.084, de 30/06/1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF. Disponível em: < http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/Legislacao/Lei4084-30junho1962.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2015.

________. Lei nº 12.244, de 24/05/2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25/05/2010. Seção 1, p. 3. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/diarios/5259000/pg-3-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-25-05-2010>. Acesso em: 15 mar. 2015.

________. Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e bibliotecas nas escolas públicas brasileiras. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/livro_mec_final_baixa.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2015.

CAMPELLO, B. et al. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 123-156, ago. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p123>. Acesso em: 04 mar. 2015.

CAMPELLO, B. A competência informacional na educação para o século XXI. In: CAMPELLO, B. et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte, 2008. p. 9-11.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil: o que é. 2014. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/o-que-e/>. Acesso em: 16 maio 2015.

CORREIA, A. E. G. C.; ALVARENGA, L.; GARCIA, J. C. R. Produção científica: reflexos da avaliação nos programas de pós-graduação em física. Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 231-247, 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33370/23784>. Acesso em: 04 mar. 2015.

FREITAS, B. C. Ambiente de Informação: desafios na implantação de bibliotecas escolares em escolas estaduais de ensino fundamental e médio de Ribeirão Preto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: CBBD, 2013. Disponível em: <http://portal.febab.org.br/anais/issue/view/4/showToc>. Acesso em: 21 maio 2015.

FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documentos de área. Brasília: CAPES, 2014. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/documentos-de-area>. Acesso em: 16 maio 2015.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. PNBE: apresentação. Site de internet. Brasília: FNDE, 2012. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-da-escola/biblioteca-da-escola-apresentacao>. Acesso em: 05 jun. 2015.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Metodologia de pesquisa no campo da Ciência da Informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 6, 2000. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez00/Art_03.htm>. Acesso em 04 mar. 2015.

IFLA. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. Tradução Neusa Dias Macedo. São Paulo: IFLA, 2000. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2015.

LE COADIC, Y. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004.

MARCELO, J. F.; HAYASHI, M. C. P. I. Estudo bibliométrico sobre a produção científica da área da sociologia da ciência. Informação & Informação, Londrina, v. 18, n. 3, p. 138-153, set. 2013. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/8413>. Acesso em: 04 mar. 2015.

MAROTO, L. H. Biblioteca escolar, eis a questão! Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MUELLER, S. P. M. O periódico científico. In: CAMPELLO, B. S.; VALADARES, B.; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 73-96.

QUINHÕES, M. E. T. Biblioteca escolar: sua importância e seu espaço no sistema educacional do Estado do Rio de Janeiro. In: VIANNA, M. M.; CAMPELLO, B.; MOURA, V. H. V. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 178-182.

SERAFINI, L. T. et al. Novas tendências para as bibliotecas escolares brasileiras: fórum gaúcho pela melhoria das bibliotecas escolares, projeto mobilizador e lei das bibliotecas escolares. In: MORO, E. L. S. et al (Org.). Biblioteca escolar: presente! Porto Alegre: Evangraf/CRB-10, 2011. p. 130-136.

SILVA, W. C. Miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

SISTEMA CFB/CRB. Projeto mobilizador: biblioteca escolar construção de uma rede de informação para o ensino público. Brasília: CFB/CRB, 2008.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

Oliveira, D. A., & Rodrigues, E. C. (2018). A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação. BIBLOS, 32(1), 146–162. https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.6800

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)