Características da produção científica dos professores do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2009 – 2012)

Autores

  • Adriana da Silva Duarte Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Maria Fátima S. Maia Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Ciência da informação, Ciências Humanas, Biblioteconomia, Comunicação científica, Produtividade institucional, Bibliometria.

Resumo

O artigo mostra o resultado de um estudo cientométrico sobre as características da produção científica dos professores vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Foram analisadas as publicações em periódicos científicos, livros e capítulos de livros, no período entre 2009 e 2012. Os dados foram coletados na Plataforma de Currículos Lattes do CNPq. Os resultados mostram que mais da metade (53,5%) das publicações foram em autoria coletiva, compartilhada, principalmente, entre dois e três autores. No que se refere a produtividade, os professores dos cursos de História e Geografia acumularam mais da metade das publicações de todo o ICHI. As análises sobre a tipologia das publicações demonstram um predomínio de artigos de periódicos e foram identificadas diferenças entre os cursos. Os professores dos cursos de História e Arqueologia publicaram mais livros e capítulos de livros, enquanto na Psicologia e Biblioteconomia predominaram os artigos. É fundamental que profissionais bibliotecários tenham uma percepção clara sobre estas distinções, pois este fator contribui na qualificação das atividades referentes ao uso de fontes de informação e no desenvolvimento de coleções e acervos. Quanto aos periódicos utilizados, verificou-se uma forte característica endógena, isto é, prevaleceram os artigos publicados em títulos editados pela FURG. Sendo assim, considera-se importante que haja uma orientação para que os professores busquem fontes externas como canais de comunicação, pois esta seria uma estratégia válida no sentido de proporcionar maior visibilidade acadêmica para os trabalhos realizados pelos professores do ICHI e, consequentemente, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Palavras-chave: Ciência da informação. Ciências Humanas. Biblioteconomia. Comunicação científica. Produtividade institucional. Bibliometria.

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Duarte, A. da S., & Maia, M. F. S. (2016). Características da produção científica dos professores do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2009 – 2012). BIBLOS, 29(2). Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5283

Edição

Seção

Artigos