A Biblioteca Escolar em tempo de mudanças no Brasil? a contribuição da Biblioteconomia a partir de uma identidade de projeto

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Biblioteca escolar, Identidade de projeto, Marketing, Política.

Resumo

Discute sobre perspectivas e limitações da biblioteca escolar considerando a necessidade de proposição de uma identidade de projeto. O presente trabalho objetiva discutir as problemáticas referentes à biblioteca escolar traçando perspectivas para a construção de uma identidade de projeto termo utilizada por Manuel Castells (2008) em seu livro O poder da identidade que visa reconstruir um determinado fenômeno atribuindo-lhe novo posicionamento na sociedade a partir da modificação de suas estruturas e perspectivas teórico-práticas. O presente trabalho consta de uma pesquisa exploratória com revisão bibliográfica. Conclui que a biblioteca escolar tem ampliado seu discurso, sobretudo, a partir da década de 1990 no que se refere a novas possibilidades de atuação, mas identifica que há um distanciamento entre o discurso e a prática, especialmente por motivos de existência, históricos e políticos. Atenta para o fato de que a identidade de projeto pode ser compreendida a partir de diversos fatores, dentre os quais foram destacados: o marketing no contexto educacional que possa compreender o contexto da educação continuada e a promoção interativa entre profissionais, órgãos de classe e os cursos de Biblioteconomia, assim como um fator político que deve ser empreendido por meio de uma campanha de mobilização nacional pela valorização da biblioteca escolar, especialmente aproveitando a sanção da Lei 12244/10, a partir de dois vieses: a sensibilização da classe biblioteconômica e da necessidade de valorização das bibliotecas escolares e a composição de elementos intelectuais que permitam a elaboração de um documento padrão que mostre como deve ser a biblioteca escolar em diversos segmentos, tais como: espaço físico, acervo, questões tecnológicas, organização do acervo, serviços e atividades e pessoal avaliação, planejamento, entre outros.

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Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva

Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade social e cultural, identidade da Biblioteconomia brasileira e aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Trabalha ainda enfaticamente com projetos sociais, especialmente a partir das bibliotecas públicas, escolares, comunitárias e populares, interagindo com diversos movimentos sociais e comunitários e concebendo suas concepções sociais, educativas e culturais. Ministrou e Ministra disciplinas, tais como: Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia e CI, Estudos de Comunidades e Usuários, Metodologia do Trabalho Científico, Normalização, Pesquisa Bibliográfica, entre outras. Publicou, em 2010, o livro intitulado: Uma análise sobre a identidade da Biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo pela Editora Baluarte.

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Publicado

2013-07-10

Como Citar

Silva, J. L. C. (2013). A Biblioteca Escolar em tempo de mudanças no Brasil? a contribuição da Biblioteconomia a partir de uma identidade de projeto. BIBLOS, 26(2), 47–66. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/2006

Edição

Seção

Artigos