Fontes para o estudo da história do Rio Grande do Sul no acervo da Biblioteca Rio-Grandense: Porto e Barra do Rio Grande nas páginas do Jornal O Commercial (levantamento parcial – 1857-1868)

Autores

  • Francisco das Neves Alves

Palavras-chave:

Fontes. Biblioteca Rio-Grandense. O Commercial. Porto e Barra do Rio Grande.

Resumo

O acervo da Biblioteca Rio-Grandense é um dos mais ricos do país e, em termos de História do Rio Grande do Sul, é praticamente imbatível. Um dos destaques nessa coleção documental é a hemeroteca de periódicos gaúchos, com ênfase aos rio-grandinos, caso do jornal O Commercial, folha predominantemente destinada à divulgação das lides mercantis. Realizar um levantamento das inserções de matérias sobre o Porto e a Barra do Rio Grande nas páginas da publicação, na sua primeira década de edição, constitui o objetivo deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Neves Alves

Professor do Departamento de Biblioteconomia e História/FURG, Doutor em História do Rio Grande pela PUC/RS

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2008-12-18

Como Citar

Alves, F. das N. (2008). Fontes para o estudo da história do Rio Grande do Sul no acervo da Biblioteca Rio-Grandense: Porto e Barra do Rio Grande nas páginas do Jornal O Commercial (levantamento parcial – 1857-1868). BIBLOS, 22(1), 169–182. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/864

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>