Mapa de Empatia para os Estudos de Usuários da Informação: proposta de abordagem interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v33i1.8204

Palavras-chave:

Estudos de Usuários, Mapa de Empatia, Perfis de usuários.

Resumo

O objetivo é apresentar o instrumento ‘Mapa de Empatia’ como proposta complementar às análises e os métodos consolidados para os estudos de usuários da informação. Trata-se de um instrumento consolidado em gestão & negócios e que tem despertado interesse para outros contextos de aplicação. O potencial do Mapa de Empatia em aplicações de estudos de usuários está na compreensão do seu comportamento e necessidades. É um estudo exploratório, reúne conceitos de áreas distintas para obtenção de soluções complementares. A análise desta aplicação analisa o ponto de vista do usuário da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais FCSH/UNL, Portugal

Doutora em Avaliação de Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora Associada no Centro Interidisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).

Patrícia Soares da Silva Bertotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do grupo de pesquisa em Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação.

Referências

ARAÚJO, C. A. Á. Paradigma social nos estudos de usuários da informação: abordagem interacionista. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 145-159, 2012.

ARAÚJO, C. A. Á. O sujeito informacional no cruzamento da ciência da informação com as ciências humanas e sociais. XIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB 2013) GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação. João Pessoa: 2013

BANOVIĆ, M.; KRYSTALLIS, A.; GUERRERO, L.; REINDERS, M.J. Consumers as co-creators of new product ideas: An application of projective and creative research techniques. Food Research International, v. 87, p. 211-223, 2016.

BAPTISTA, S.G., CUNHA, M.B. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n. 2, p. 168-184, 2007.

BEECHING, A. M. Who is audience? Arts & Humanities in Higher Education, v. 15, (3-4), p. 395–400, 2016.

CHOO, A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2003.

COSTA, L.F., RAMALHO, F.A. Novas Perspectivas dos Estudos de Satisfação dos Usuários. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 15, n. 30, p. 57-73, 2010.

DERVIN, B., NILAN, M. Information needs and uses. Annual Review of Information Science and Technology, v.21, p. 3-33, 1986.

FERNANDES, G. Conexão em 1 Minuto – Público-alvo – Mapa da empatia: Uma introdução. Conexão Agência Digital, 01 fev. 2016. Disponível em: http://conexaoagencia.com.br/conexao-em-1-minuto-publico-alvo-mapa-da-empatia-uma-introducao/. Acesso em 22 de março de 2017.

FIGUEIREDO, N. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: Ibict, 1994.

FINGER, A.B., CASTRO, G. Mudança na gestão das bibliotecas universitárias públicas através da implementação do Customer Relationship Management (CRM). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, Anais do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, n.13, Natal, 2004.

GASQUE, K.C.G.D., COSTA, S.M.S. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, p. 21-32, 2010.

GIRON, V. Mapa de Empatia Como Instrumento de Autoavaliação Docente. Geekie. São Paulo, 15 março 2017. Disponível em: http://info.geekie.com.br/mapa-da-empatia/. Acesso em 27 de março de 2017.

KUHLTHAU, C.C. Inside the search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, v. 42, n.5, p.361-371, 1991.

LAVAZZA, M.C. La biblioteca come prodotto, come servizio, come esperienza. Bibliotime: Rivista Elettronica per le biblioteche. v. 19, n. 1 (1), 2016. Disponível em: http://www.aib.it/aib/sezioni/emr/bibtime/num-xix-1/lavazza.htm. Acesso em 10 de agosto de 2017.

LIMA, L.F., CARVALHO, R.A. O CRM no contexto das bibliotecas universitátias públicas. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Anais do XXV Congresso Brasileiro De Biblioteconomia, Documentação E Ciência Da Informação – Florianópolis, SC, Brasil, 07 a 10 de julho de 2013.

MOLINA, C.E.G. CRM (Customer Relationship Management) y Servicios de Información: la biblioteca como un negocio de la nueva economía. Biblios – Revista Electrónica de Ciencias de la Información, ano 3, n. 10, 2003.

NAKAGAWA, M. Mapa de Empatia para Empreendedores. Endeavor. Disponível em: http://info.endeavor.org.br/ferramenta-mapa-empatia. Acesso em 05 de fevereiro de 2017.

OSTERWALDER, A. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011.

SHAPIRO, C., VARIAN, H.R. A economia da informação: como os princípios econômicos se aplicam à era da internet, tradução: Inojoso, R. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

SOUZA, N.A., NEVES, G.L.C., LUCAS, E.O. Estratégia de CRM aplicada a DSI: uma proposta para Bibliotecas Universitárias.. In: VI CINFORM - ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2005, Salvador. Anais do VI CINFORM. Salvador: UFBA, 2005.

TAYLOR, R.S. Value-added process in the information life cycle. Journal of the American Society of Information Science, v. 33, n.5, p. 341-346, 1982.

TORO-JARRÍN, M.A.T.; PONCE-JARAMILLO, I.E.; GÜEMES-CASTORENA, D. Methodology for the of building process integration of Business Model Canvas and Technological Roadmap. Technological Forecasting and Social Change, v. 110, p. 213-225, 2016.

WILSON, T.D. Human information behavior. Informing ScienceResearch, v. 3, n. 2, p. 49-55, 2000.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Cândido, A. C., & Soares da Silva Bertotti, P. (2020). Mapa de Empatia para os Estudos de Usuários da Informação: proposta de abordagem interdisciplinar. BIBLOS, 33(1), 94–111. https://doi.org/10.14295/biblos.v33i1.8204

Edição

Seção

Artigos