Parceria nos empréstimos de livros entre bibliotecas universitárias

Autores

  • Ricardo Cesar Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria
  • Emídio Gressler Teixeira Universidade Federal de Santa Maria
  • Laércio André Gassen Balsan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7985

Palavras-chave:

Instituição de Ensino Superior, Biblioteca, Gestão de Processos, Mapeamento de processos

Resumo

Este estudo busca verificar a possibilidade de estabelecimento de parcerias entre instituições universitárias com o objetivo de compartilhar os acervos de suas bibliotecas reduzindo assim o custo de manutenção e proporcionando uma maior eficiência no atendimento ao usuário. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório. Na organização dos dados, fez-se uso da Gestão de Processos - modelagem de processos por meio da Unified Modeling Language. Em linhas gerais, o estabelecimento de parcerias entre as bibliotecas, mostraram-se exequíveis, com possibilidade de disponibilização de diversas obras, economia na replicação de acervos das instituições e criação de um modelo de empréstimo entre bibliotecas que possa ser utilizado em outras cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Cesar Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Gestão de Organizações Públicas

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração

Emídio Gressler Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração

Laércio André Gassen Balsan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração.

Referências

ALVAREZ, A. M. T. Panorama e diagnóstico da oferta e qualidade da educação superior brasileira. 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?

option=com_docman&task=doc_download&gid=13944&Itemid;=.>. Acesso em: 15 abr. 2015.

ARAÚJO, J. F.; ÁLVAREZ, E. J. V. La modernización administrativa y la gobernanza em los concellos del Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. Vigo: Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, 2009.

BRINKERHOFF, J. M. Government-Nonprofit Partnership: a defining framework. Public Administration and Development, v. 22, n. 1, p.19-30, 2002.

CAMPOS, J. P. Mapeamento de processos: uma estratégia vencedora. 2009. Disponível em: <http://www.aprendersempre.org.br/arqs/GE B - Mapeamento de processos- uma estratégia vencedora.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2015.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.

CRUZ, T. Sistemas, organizações e métodos: estudo integrado das novas tecnologias da informação e introdução à gerência do conteúdo e do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2010.

DAVENPORT, T. Reegenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

DIAS, M. M. K.; BELLUZZO, R. C. B. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. São Paulo: EDUSC, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GUEDES, G. T. A. UML 2: uma abordagem prática. São Paulo: Novatec, 2011.

HAMMER, M. O que é Gestão de Processos de Negócio? In: BROCKE, J. V.; ROSEMANN, M. Manual de BPM: Gestão de processos de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013, p. 3-16.

LOW, T. A percepção sobre o valor da utilização de recursos de ti para a atividade-fim em uma instituição de ensino superior. 2004. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

MILANESI, L. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1985.

NASCIMENTO, E. G. V. Método de gestão para biblioteca universitária baseado no balanced scorecard. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

WAZLAWICK, R. S. Análise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

Silva, R. C., Moura, G. L. de, Teixeira, E. G., & Balsan, L. A. G. (2018). Parceria nos empréstimos de livros entre bibliotecas universitárias. BIBLOS, 32(1), 106–120. https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7985

Edição

Seção

Artigos