Uma proposição de análise do emprego de sistemas de gestão empresarial à luz da usabilidade de software

Autores

  • André Andrade Longaray Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional - PPGMC Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA http://orcid.org/0000-0002-2908-9390
  • Bruno Ferreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Paulo Roberto Munhoz Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI http://orcid.org/0000-0002-4077-4831
  • Catia Maria dos Santos Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional - PPGMC
  • Vilmar Gonçalves Tondolo Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA http://orcid.org/0000-0002-3116-2585

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7796

Palavras-chave:

usabilidade, interação humano-computador, softwares de gestão empresarial.

Resumo

Em um momento em que softwares informatizados impactam diretamente no sucesso das organizações, o presente estudo busca analisar a usabilidade dos softwares de gestão empresarial quanto aos aspectos de eficiência e eficácia da tarefa, visto que esta é uma forma de prevenção utilizada para minimizar erros no uso destes softwares. Para a realização do trabalho, os autores utilizaram a pesquisa aplicada como propósito do projeto, a fim de analisar a usabilidade de um software de uma empresa. O instrumento de pesquisa elaborado foi organizado em clusters, proporcionando uma análise mais aprofundada de cada aspecto examinado – eficiência, eficácia, satisfação do usuário e impacto do contexto de uso. Como contribuição do trabalho, tem-se o conhecimento do que precisa ser melhorado no sistema de forma que ele aprimore sua usabilidade e proporcione, de forma mais coerente, os quatro aspectos analisados pela investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Andrade Longaray, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional - PPGMC Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

André Longaray is an Associate Professor of Management Science at the Federal University of Rio Grande (FURG, Brazil) and head of its research group on Operational Research (LabSADi). He received his D.Sc. in Production Engineering and Systems (2004) from the Federal University of Santa Catarina (UFSC). As a decision scientist, he has more than fifteen years of experience in conducting analytical decision-aiding projects for public and private organizations.

Bruno Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Paulo Roberto Munhoz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1980). Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Especialista em Tecnologia Educacional, tem atuação na área de Psicologia Organizacional e experiência em administração acadêmica e universitária. Membro do LabSADi/FURG (Laboratório de estudos e pesquisas em metodologias de sistemas de apoio à decisão), atua como pesquisador da área de comportamento organizacional. Atualmente é Diretor da Estação de Apoio Antártico - ESANTAR - PROANTAR. 

Catia Maria dos Santos Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional - PPGMC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) na área de Transporte e Logística. Atualmente é Professor Associado II do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Vilmar Gonçalves Tondolo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2001), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Doutorado em administração pela Unisinos (2011), com estágio doutoral realizado na University of Texas Pan American (2009). Tem experiência em pesquisa área de administração, com ênfase estudos em estratégia, práticas sustentáveis e gestão das organizações do terceiro setor. Tem experiência como consultor organizacional na área de estratégia, operações, cadeia de suprimentos e organizações do terceiro setor. Atua na pós-graduação stricto sensu como professor e orientador desde 2011. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas. 

Referências

ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 9241-11 – Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores Parte 11 – Orientações sobre Usabilidade. Rio de Janeiro, ABNT, 2002.

ALVES, D.S., NOVAES, M. A. de. Perfil da equipe de enfermagem e grau de satisfação em relação à usabilidade do prontuário eletrônico do paciente. Revista de Enfermagem UFPE On Line, 7(1), p.143-152, 2013. doi: 10.5205/reuol.3049-24704-1-LE.0701201320

BARNER, M. E. A comparative usability and end-user satisfaction analysis of two geographic Information System (GIS) Applications. Dissertação de mestrado, Faculty Department of Systems and Engineering Management Graduate School of Engineering and Management, 2006. Disponível em: <http://www.usafa.edu/df/iita/Technical%20Reports/A%20Comparative%20Usability%20of%20Two%20GIS%20Applications.pdf>. Acesso em: 08 maio 2016.

COSTA, E. M., MARQUES, É. V. Usabilidade: Um Estudo Da Percepção De Qualidade No Comércio Eletrônico Brasileiro. In: Anais do XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro: Associação nacional de pós-graduação e pesquisa em administração. 2011.

NASCIMENTO, J. A. do, AMARAL, S. A. do. Avaliação de usabilidade na internet. Brasília: Thesaurus, 2010.

FILHO, A. M. Usabilidade de Software. Engenharia de Software Magazine, v. 5, p.24-30, 2008.

FILHO, A. M. Avaliação de Usabilidade: “Separando o joio do trigo”. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, nº 112, p.10-14, 2010.

FILHO, A. M. Tempo é dinheiro: Usabilidade é produtividade. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, nº 136, p.51-55, 2012.

MAYHEW, D. Principles and Guidelines in Software User Interface Design. Englewood Cliffs: PTR Prentice Hall, 1992.

PADOVANI, S. Avaliação Ergonômica de Sistemas de Navegação em Hipertextos Fechados. Rio de Janeiro: Iuser, 2002.

ROESCH, S. M. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2010.

SAAVEDRA, V., TEIXEIRA, L., FÉLIX, H., PINTO, J., Ferreira, C., SANTOS, B. S. Avaliação Preliminar de Usabilidade do Hemo@care: Sistema de Gestão de Informação Clínica na área da Hemofilia. Revista Electrónica e Telecomunicações, v. 5, nº 1, p.116-123.

LONGARAY, A. A., SILVEIRA, H.C. Estudo sobre a satisfação de usuários de software com base na ISO 9241: um caso ilustrado. Sinergia (FURG), v. 17, p.65-73, 2013.

STEVENSON, W. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harbra, 1981.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

Longaray, A. A., da Silva, B. F., Munhoz, P. R., Machado, C. M. dos S., & Tondolo, V. G. (2018). Uma proposição de análise do emprego de sistemas de gestão empresarial à luz da usabilidade de software. BIBLOS, 32(1), 53–70. https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7796

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)