Percepção de estudantes quanto ao uso do acervo de e-books de uma biblioteca universitária

Autores

  • Gabriele Maris Pereira Fenerick Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade.
  • Márcia Regina Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Departamento de Educação, Informação e Comunicação.

Palavras-chave:

Divulgação de e-books, Biblioteca universitária, Acesso à informação

Resumo

O objetivo deste trabalho é retratar a percepção de estudantes em relação ao acervo de e-books de uma Biblioteca Universitária com a finalidade de verificar se os estudantes, potenciais usuários dessa biblioteca, lêem e-books e/ou conhecem o acervo de e-books de sua biblioteca. Para obtenção dos resultados, além de levantamento bibliográfico, foram aplicados questionários a estudantes universitários de um curso de Biblioteconomia do interior do Estado de São Paulo. Os resultados demonstram que embora todos os estudantes que participaram da pesquisa possuem algum aparato tecnológico que permite a leitura de e-books, nem todos os estudantes lêem obras neste formato e a maioria desconhece que a Biblioteca de sua instituição possua um acervo de obras digitais. Conclui-se que há fragilidades na forma de divulgação e até mesmo acesso aos acervos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Maris Pereira Fenerick, Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos.

Márcia Regina Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Departamento de Educação, Informação e Comunicação.

Professora Dra. do Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos.

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION – ALA. EBook business models for public libraries. 2012. Disponível em: <http://americanlibrariesmagazine.org/sites/default/files/EbookBusinessModelsPublicLibs_ALA.pdf> Acesso em 25 out 2013

ARTILES, M. et al. The impact of e-readers and e-books on the library of congress and the us copyright office. Journal of Scholarly Publishing, v. 45, n. 1, pp. 1-34, oct. 2013.

CUNHA, M. B. da. Desafios na Construção de uma biblioteca digital. Ci. Inf., Brasília, v. 28, n. 3, Set./Dez. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651999000300003> Acesso em 20 jan 2013.

LEAL, J. Reengenharia em bibliotecas. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 8, n. 1, 2010. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000009043&dd1=2920a> . Acesso em 20 jan 2013.

NEVES, Jose. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração. Sao Paulo, v. 1, n. 3 - 2a. Sem. 1996. Disponivel em: <http://www.dcoms.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/pesquisa_qualitativa_caracteristicas_usos_e_possibilidades.pdf> Acesso em 25 ago 2014

RIBEIRO, R. M. A tecnologia da informação e comunicação (TIC): fator condicionante da inovação em bibliotecas universitárias. M.R. Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas - SP, v.9, n.2, p.41-48, jan./jun. 2012. Disponível em: < http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/557>. Acesso em 21 Jun 2014.

SERRA, L. G. Livro digital e bibliotecas. Rio de Janeiro: FGV, 2014.

SILVA, R. A. da. E-books em bibliotecas: novos desafios para bibliotecários. XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação – Florianópolis, SC, Brasil. 2013. Disponível em: < portal.febab.org.br/anais/article/download/1398/1399> Acesso em: 21 Jun 2014.

WALTON, E. W. Why undergraduate students choose to use e-books. Journal of Scholarly Publishing, v. 46, n. 4, pp. 273-270, 2013.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

Fenerick, G. M. P., & Silva, M. R. (2016). Percepção de estudantes quanto ao uso do acervo de e-books de uma biblioteca universitária. BIBLOS, 29(2). Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5157

Edição

Seção

Artigos