O processo civilizatório e a influência da medicina social: cortiço - fotografia de época

Autores

  • Edelves Vieira Rodrigues

Resumo

A temática discutida no trabalho tem como cenário o cortiço, primeira habitação popular da modernidade, e como pano de fundo o processo de urbanização da cidade de Porto Alegre. O cortiço foi estigmatizado como local promíscuo, foco de criminalidade e de prostituição, pois era densamente habitado e anti-higiênico. Essa estigmatização é contemporânea da implantação de um novo padrão de valores: o da cidade limpa e ordenada. O discurso da cidade limpa e ordenada foi orquestrado por um novo tipo de poder/saber que estava sendo instituído pela medicina, através da higiene. O cortiço, tornado objeto da medicina social por ser um foco da desordem urbana, mostra por outro lado a fotografia do Brasil na época, local de mistura de raças, de alegria e prosperidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edelves Vieira Rodrigues

Assistente Social do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição; Mestranda do Curso de Serviço Social - PUCRS.

Publicado

2007-12-14

Como Citar

Rodrigues, E. V. (2007). O processo civilizatório e a influência da medicina social: cortiço - fotografia de época. BIBLOS, 10, 147–151. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/499

Edição

Seção

Artigos