O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação

Autores

  • Sonia Maria Ranincheski
  • Adriana Senna
  • Jussemar Weiss Gonçalves

Resumo

Este artigo é um relato de depoimentos de professores que atuam na área de história no município de Rio Grande, sobre sua prática em sala de aula. Os dados foram coletados em uma pesquisa com a utilização da técnica qualitativa denominada "grupos de percepção". Com base nos debates ocorridos entre os professores que compareceram aos grupos, foi possível levantar dimensões relacionadas com a função da Universidade na formação docente. Foi verificado, entre outros aspectos, um grande distanciamento entre a Universidade enquanto instituição e o cotidiano dos professores de 1.º e 2.º graus em sala de aula. Constataram-se, ainda em referência à Universidade, outras dimensões, tais como abandono, ceticismo e decepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Ranincheski

Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Estudos Comparados Sobre As Américas pela Universidade de Brasília.

Mais informações: Currículo Lattes

Adriana Senna

Graduação em História pelo Fundação Universidade Federal do Rio Grande, especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Rio Grande do Sul pelo Fundação Universidade Federal do Rio Grande, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mais informações: Currículo Lattes

Jussemar Weiss Gonçalves

Professor do Departamento de Biblioteconomia e História.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2007-12-13

Como Citar

Ranincheski, S. M., Senna, A., & Gonçalves, J. W. (2007). O ensino de istória nas Escolas Municipal e Estadual do Rio Grande: uma avaliação. BIBLOS, 9, 97–104. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/477

Edição

Seção

Artigos