A Biblioteca do Imperial Colégio de Pedro II

trajetórias históricas

Autores

  • Tatyana Marques de Macedo Cardoso Colégio Pedro II
  • Priscila de Assunção Barreto Côrbo Colégio Pedro II
  • Douglas Felipe de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.11988

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Imperial Colégio de Pedro II, Colégio Pedro II , História das Bibliotecas

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar parte do percurso histórico e algumas particularidades da Biblioteca do antigo Imperial Colégio de Pedro II, com destaque para a organização de seu acervo e os agentes envolvidos em sua gestão, desde 1837 até a década de 20. Optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfica e documental por meio dos materiais informacionais presentes no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio, e, outros mais, disponíveis na web, dentre os quais destacamos: anuários, relatórios de diretores do Colégio, almanaques do pessoal docente e administrativo do Colégio Pedro II, Catálogo do Externato e relatórios dos Ministros e Secretários de Estados dos Negócios do Império. Conclui que a Biblioteca do Imperial Colégio de Pedro II constitui-se em um lugar de acesso às múltiplas memórias e histórias desta mais que centenária instituição de ensino, tendo sido montada, inicialmente, para cobrir as necessidades de um grupo específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatyana Marques de Macedo Cardoso, Colégio Pedro II

Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecária e Coordenadora da Biblioteca Histórica e do Centro de Estudos Linguísticos e Biblioteca Antenor de Veras Nascentes do Colégio Pedro II

Priscila de Assunção Barreto Côrbo, Colégio Pedro II

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IBICT). Bibliotecária do Colégio Pedro II

Douglas Felipe de Andrade

Bibliotecário do Colégio Pedro II e Mestrando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Referências

ALVES, Rosana Llopis. José Veríssimo Dias de Mattos: um crítico na direção do GymnasioNacional: 1892-1898. 2006. 266p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2006.

BARBIER, Frédéric. História das bibliotecas: de Alexandria às bibliotecas virtuais. São Paulo: EDUSP, 2018.

BRASIL. Decreto de 2 de dezembro de 1837. Converte o Seminário de São Joaquim em colégio de instrução secundária, com a denominação de Colégio de Pedro II, e outras disposições. Coleção das leis do Império do Brasil. Rio de Janeiro, v.1, pt. 2, p.59-61, 1837.

BRASIL. Lei nº16, de 12 de agosto de 1834.Faz algumas alterações e adições à Constituição Politica do Imperio, nos termos da Lei de 12 de Outubro de 1832. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/LIM16.htm.Acesso em: 15 de set. 2016.

BRASIL. Regulamento n.8, de 31 de janeiro de 1838. In: Coleção das Leis do Império do Brasil. Rio de Janeiro, 1838.

BRASIL. Relatório apresentado à Assembléa Geral Legislativa na terceirasessão da sextalegislatura pelorespectivoMinistro e Secretario d’Estado Joaquim Marcellino de Brito.Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1846.

BRASIL. Relatório apresentado à Assembléa Geral Legislativa na terceira sessão da nona legislatura pelo Ministro e Secretario d’Estado dos Negócios do Império Luiz Pedreira do Coutto Ferraz. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1855.

BRASIL. Relatório apresentadoà Assembléa Geral Legislativa na primeira sessão da décima legislatura pelo Ministro e Secretario d’Estado dos Negócios do Império Luiz Pedreira do Coutto Ferraz. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1857.

BRASIL. Relatório apresentado à Assembléa Geral Legislativa na quarta sessão da décima quarta legislatura pelo Ministro e Secretario d’Estado dos Negócios do Império João Alfredo Corrêa de Oliveira. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1872.

BRASIL. Relatório apresentado à Assembléa Geral Legislativa na primeira sessão da décima quinta legislatura pelo Ministro e Secretario d’Estado dos Negócios do Império João Alfredo Corrêa de Oliveira. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1872.

BRASIL. Relatório apresentado à Assembléa Geral Legislativa na quarta sessão da décima quinta legislatura pelo Ministro e Secretario d’Estado dos Negócios do Império João Alfredo Corrêa de Oliveira. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1875.

BRASIL. Relatório apresentado à Assembléa Geral Legislativa na primeira sessão da décima sexta legislatura pelo Ministro e Secretario d’Estado dos Negócios do Império Conselheiro Dr. José Bento da Cunha e Figueiredo. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1877.

BRASIL. Relatório apresentado à Assembléa Geral Legislativa na primeira sessão da décima oitava legislatura pelo Ministro e Secretario d’Estado dos Negócios do Império Conselheiro de Estado Manoel Pinto de SouzaDantas.Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1882.

BRASIL. Relatório apresentado à Assembléa Geral Legislativa na primeira sessão da décima nona legislatura pelo Ministro e Secretario d’Estado dos Negócios do ImpérioJoão Florentino Meira de Vasconcellos.Rio de Janeiro:ImprensaNacional, 1885.

BRASIL. Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil Ministro de Estado dos Negócios do Interior Dr. João Barbalho Uchôa Cavalcanti. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1891.

COLÉGIO PEDRO II. Catálogo de teses, dissertações e monografias do Colégio Pedro II.Rio de Janeiro, 2000.

DUARTE, Zeny (Org.). Arquivos, bibliotecas e museus: realidades de Portugal e Brasil. Salvador: EDUFBA, 2013.

DUQUE, Andréa Paula Osório. Modelagem de cursos à distância via Internet, à luz da Ciência da Informação. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – UFRJ/ECO MCT/IBICT, Rio de Janeiro. Orientador: Mariade Nazaré Freitas Pereira.

FERRONATO, Cristiano de Jesus .A biblioteca do Lyceu Provincial e seus compêndios: as primeiras configurações da formação de uma Biblioteca Pública na Província da Parahyba do Norte. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 9., 2012, JoãoPessoa. Anais[...] JoãoPessoa: UFPB, 2012. p.1-20.

GABAGLIA, Eugênio de Barros Raja. Anuário do Colégio Pedro II: primeiro ano 1914. Reedição comemorativa dos 170 da fundação do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro: Unigraf, 2009. 147 p.

HONORATO, Tony; NERY, Ana Clara Bortoleto. Constituição, agentes e usos de uma biblioteca de formação de professores (1897-1923). Rev. bras. hist. educ., Maringá -PR, v.17, n.2 (45), p.175-207, abr./jun.2017.

LAET, Carlos de. Relatório concernente ao anno lectivo de 1918 apresentado ao Exmo. Snr. Ministro da Justiça e Negócios Interiores. Rio de Janeiro: Typ. Revista dos Tribunaes, 1919.

LAET, Carlos de. Relatório concernente ao anno lectivo de 1922 apresentado ao Exmo. Snr. Ministro da Justiça e Negócios Interiores. Rio de Janeiro: Typ. Revista dos Tribunaes, 1923.

MORAES, Rubens Borba de. O bibliófilo aprendiz. 4. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.PEREIRA, Octacílio(Org.).Almanachdo pessoal docente e administrativo do Colégio Pedro II: até 31 de dezembro de 1920. Rio de Janeiro: Typoghafia Revista dos Tribunaes, n.1. 1921.

PEREIRA, Octacílio (Org.). Almanack do pessoal docente e administrativo: até 30 de junho de 1924. Rio de Janeiro: Typoghafia Revista dos Tribunaes, n.2. 1925.

VARELA, Aida; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu. Bibliotecas, arquivos e museus: agentes de universalização do conhecimento. p. 339-374.In:DUARTE, Zeny (Org.). Arquivos, bibliotecas e museus: realidades de Portugal e Brasil. Salvador: EDUFBA, 2013.

SANTOS, B. B. M. dos. O currículo da disciplina escolar história no Colégio Pedro II:a década de 1970: a história e os estudos sociais. Rio de Janeiro: FAPERJ; MAUAD, 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-27 — Atualizado em 2023-01-19

Versões

Como Citar

de Macedo Cardoso, T. M., Barreto Côrbo, P. de A., & de Andrade, D. F. (2023). A Biblioteca do Imperial Colégio de Pedro II: trajetórias históricas. BIBLOS, 35(1). https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.11988 (Original work published 27º de julho de 2021)