Ciência da Informação e Bibliometria

mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11133

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Bibliometria, Educação a Distância, Produção científica em periódicos, Universidade Aberta do Brasil.

Resumo

A produção científica de uma área de conhecimento ou sobre uma temática específica é condição sine qua non para fortalecer e ampliar os resultados das pesquisas desenvolvidas. Da mesma forma que produzir é importante, também é preciso adotar estratégias para medir essa produção, considerando diferentes aspectos e variáveis, incumbência essa atribuída ao campo da Ciência da Informação, por meio de técnicas bibliométricas. Mesmo que os estudos bibliométricos sejam importantes, muitas temáticas recentes carecem de estudos que quantifiquem os aspectos inerentes à produção científica da temática, como acontece com a Educação a Distância. Portanto, questiona-se com que frequência esse tema tem sido abordado na literatura nacional, na área da educação, no decorrer dos tempos. Este estudo objetiva apresentar uma análise quantitativa da produção científica em Educação a Distância no Brasil, publicada em artigos científicos nos periódicos nacionais da área de Educação. Para tanto, apresenta os fundamentos teóricos e conceituais da Ciência da Informação e suas relações com a Bibliometria e alguns fundamentos históricos da Educação a Distância; identifica os periódicos classificados nos estratos A1, A2 e B1; e, por fim, analisa a distribuição das publicações, considerando a evolução temporal dos artigos, a frequência de artigos por número de revista e o número de artigos, considerando o Qualis Periódicos. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental e utiliza técnicas bibliométricas. Os resultados indicaram uma amostra de 206 artigos, distribuídos entre 95 periódicos.  Percebeu-se uma tendência de crescimento da produção científica sobre Educação a Distância, com acentuada elevação no período de 2006 a 2011. Esse crescimento está relacionado à criação das políticas públicas e planos governamentais em prol dessa modalidade de educação no Brasil. Portanto, concluiu-se que os fatos históricos e os investimentos relativos à Educação a Distância são fatores que interferiram na produção científica sobre esse tema na área da Educação.

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Biografia do Autor

Maria Elizabeth O. Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG nos períodos de (2006-2010) e (2011- 2013nov). Bibliotecária da Escola Ciência da Informação do UFMG.

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI)/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPG-GOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFMG (2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991).

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Costa, M. E. O., & Oliveira, D. A. (2020). Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática Educação a distância. BIBLOS, 34(1), 19–44. https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11133