<b>Incidência da pesca de arrasto camaroeiro sobre peixes em atividade reprodutiva: Uma avaliação no litoral norte de Santa Catarina, Brasil.</b>

Autores/as

  • Juliana Ventura Pina
  • Paulo de Tarso Chaves

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v31i1.1535

Palabras clave:

Captura incidental, Índice de Atividade Reprodutiva, reprodução, ictiofauna, By-catch, Reproductive Activity Index, breeding, fish assemblage.

Resumen

As consequências da mudança do período de defeso da pesca do camarão sete-barbas sobre a atividade reprodutiva dos peixes que compõem a captura incidental foram avaliadas através de amostragens numa comunidade no norte de Santa Catatina entre outubro de 2005 e março de 2007. Das 72 espécies reconhecidas, 21% eram Sciaenidae. O arrasto incidiu predominantemente sobre peixes imaturos, sendo que em 22 espécies apenas indivíduos nessa condição foram registrados. Noutras 32 espécies registraram-se indivíduos maduros, em nove das quais também indivíduos desovados ou espermiados. O Índice de Atividade Reprodutiva apontou que Pellona harroweri e Stellifer sp integram o arrasto em atividade reprodutiva muito intensa, e Isopisthus parvipinnis, Paralonchurus brasiliensis, Stellifer brasiliensis, S. stellifer e Symphurus tesselatus no máximo na categoria intensa. Primavera de 2005, o verão de 2006 e o verão de 2007 foram as estações com espécies em atividade reprodutiva muito intensa. O verão de 2007, tendo sucedido o período de defeso, apresentou apenas uma espécie a mais com atividade reprodutiva intensa que o verão de 2006. Propõe-se, assim, que a mudança da interdição do arrasto, do outono em 2005 para a primavera em 2006, não trouxe reflexos sobre a atividade reprodutiva da ictiofauna na comunidade estudada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Ventura Pina

Mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Mais informações: Currículo Lattes

Paulo de Tarso Chaves

Graduação em Oceanologia pela FURG, mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutorado em Oceanografia Biológica pela USP. Docente da UFPR desde 1989, onde leciona e orienta no Curso de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Zoologia.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2011-03-26

Cómo citar

Pina, J. V., & Chaves, P. de T. (2011). <b>Incidência da pesca de arrasto camaroeiro sobre peixes em atividade reprodutiva: Uma avaliação no litoral norte de Santa Catarina, Brasil.</b>. Atlântica (Rio Grande), 31(1), 99–106. https://doi.org/10.5088/atlântica.v31i1.1535

Número

Sección

Artigos