<b>Utilização de probiótico e antibiótico no cultivo de pós-larvas do camarão Branco<i> Litopenaeus vannamei</i></b>

Autores

  • Marcelo Rego Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Emanuell Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Nathalia Calazans Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Joana Vogeley Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Roberta Nery Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Roberta Soares Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Silvio Peixoto Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i2.3176

Palavras-chave:

Larvicultura, camarão marinho, probiótico, Vibrio

Resumo

O estudo teve como objetivo comparar o efeito da utilização de probiótico e antibiótico no cultivo de pós-larvas do camarão branco Litopenaeus vannamei. O experimento consistiu de três tratamentos com quatro repetições cada, correspondendo a um tratamento biológico (TB), onde foi adicionado probiótico (Bacillus spp.), tratamento químico (TQ), com adição de antibiótico (eritromicina + formalina) e controle (TC), sem adição de nenhum produto na água de cultivo. Pós-larvas no primeiro dia após a metamorfose (PL1) foram estocadas na densidade de 50 pós-larvas L-1 em cada recipiente experimental de 5 litros. O experimento teve duração de 10 dias, onde diariamente foram monitorados os parâmetros de qualidade de água e ao final foram feitas análises morfológicas dos animais. A concentração presuntiva de Vibrio spp. na água e nas pós-larvas foi quantificada no início e final do experimento. Não houve diferença significativa quanto aos parâmetros de qualidade de água entre os tratamentos. Da mesma forma, não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos quanto ao peso final (2,31 a 2,67 mg), comprimento final (7,55 a 7,68 mm) e sobrevivência dos camarões (74,8 a 77,7%). Porém, as concentrações presuntivas finais de Vibrio spp. na água de cultivo e nas pós-larvas foram reduzidas significativamente com a utilização de probiótico (TB) comparado com os outros tratamentos. Os resultados sugerem que o emprego do probiótico Bacillus spp. tem grande potencial para substituir o antibiótico eritromicina e formalina no cultivo de pós-larvas de L. vannamei, com possíveis benefícios para a sanidade das pós-larvas cultivadas, além de seguir princípios de aquicultura responsável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rego, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009). Obteve o título de mestre pela Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, com ênfase na Carcinocultura.

Emanuell Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Pesca e Aquicultura – Laboratório de Tecnologia em Aquicultura.

Nathalia Calazans, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e Graduada em Engenharia de Pesca ambos na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente integra a equipe do Laboratório de Tecnologia em Aquicultura do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE

Joana Vogeley, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Possui graduação em Engenharia de Pesca, Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e atualmente é aluna de doutorado do mesmo Programa de Pós-graduação.

Roberta Nery, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Atualmente é mestranda em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e licencianda em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Roberta Soares, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Pesca e Aquicultura – Laboratório de Tecnologia em Aquicultura.

Silvio Peixoto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004) com doutorado sanduiche pelo Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO), Australia (2003-2004). Atualmente é professor adjunto junto ao Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando na área de aquicultura com ênfase em aspectos relacionados a biologia e cultivo de camarões marinhos.

Downloads

Publicado

2012-12-06

Como Citar

Rego, M., Silva, E., Calazans, N., Vogeley, J., Nery, R., Soares, R., & Peixoto, S. (2012). <b>Utilização de probiótico e antibiótico no cultivo de pós-larvas do camarão Branco<i> Litopenaeus vannamei</i></b>. Atlântica (Rio Grande), 34(2), 137–143. https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i2.3176

Edição

Seção

Artigos