<b>Efeito crioprotetor de diferentes concentrações do dimetilsulfóxido no Congelamento de sêmen de tambaqui<i> Colossoma macropomum</i></b>

Autores

  • Antonio Sergio Varela Junior Universidade Federal do Rio Grande
  • Carine Dahl Corcini Universidade Federal do Rio Grande
  • Danilo Pedro Streit Jr Universidade Federal de Pelotas
  • Guilherme Rizzoto Universidade Federal do Rio Grande
  • Rodrigo Dessesards Jardim Universidade Federal do Rio Grande
  • Thomaz Lucia Jr Universidade Federal de Pelotas
  • Mario Roberto Chim Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i2.3175

Palavras-chave:

Esperma, migrador, criopreservação, peixe

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do diluente com dimetilsulfóxido (DMSO) sobre a estrutura e funcionalidade do espermatozóide de tambaqui Colossoma macropomum criopreservado. O sêmen foi diluído 1/9 (v/v) em Beltsville Thawing Solution acrescido de 5, 10, 15 e 20% de DMSO. Após dois minutos foi congelado em botijão dry shipper (-76°C/12h), sendo armazenado em botijão de NL (-196°C). Após 15 dias o sêmen criopreservado foi avaliado quanto às taxas de motilidade, latência, fertilização, eclosão, integridade de membrana e de DNA, funcionalidade mitocondrial e viabilidade. As taxas de fertilização e eclosão com 10% DMSO não diferiram (P > 0,05) do sêmen fresco. Os diluentes com 5 e 10% de DMSO foram superiores (P < 0,05), nas avaliações de motilidade, latência e integridade de DNA do espermatozóide, às concentrações 15 e 20%. Entretanto, a viabilidade celular nas concentrações 5 e 10% de DMSO foi inferior (P < 0,05) à obtida com 20% de DMSO, enquanto com 15% de DMSO não diferiu (P > 0,05) das demais concentrações. Considerando os resultados in vivo e in vitro, nas condições experimentais relatadas, o DMSO na concentração de 10% foi associado à melhor manutenção da qualidade de sêmen criopreservado de Tambaqui.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Sergio Varela Junior, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2001), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Rio Grande.

Carine Dahl Corcini, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2007), Mestrado em Veterinária - Reprodução Animal (UFPel), Doutorado em Biotecnologia - Biotécnicas Reprodutivas (UFPel).

Danilo Pedro Streit Jr, Universidade Federal de Pelotas

Graduou-se em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1999), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Foi contemplado com uma bolsa PDJ/CNPq no ano de 2005 e em dezembro de 2006 recebeu uma bolsa DCR (Fundação Araucária/CNPq) para atuar em Bandeirantes (PR). Em 2007, Prof. Adjunto de Aquacultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) do Departamento de Zootecnia da Faculdade Agronomia. Atualmente desenvolve trabalhos de congelação e resfriamento de gametas de peixe migradores sul-americanos.

Guilherme Rizzoto, Universidade Federal do Rio Grande

Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Colaborador junto aos grupos de pesquisas ReproPEL - Núcleo de ensino e pesquisa em reprodução animal(UFPel) e Reprodução Animal Comparada (FURG).

Rodrigo Dessesards Jardim, Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Ciências Biológicas

Thomaz Lucia Jr, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Veterinária

Mario Roberto Chim Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Oceanografia, estação Marinha de Aquacultura.

Downloads

Publicado

2012-12-06

Como Citar

Junior, A. S. V., Corcini, C. D., Jr, D. P. S., Rizzoto, G., Jardim, R. D., Jr, T. L., & Figueiredo, M. R. C. (2012). <b>Efeito crioprotetor de diferentes concentrações do dimetilsulfóxido no Congelamento de sêmen de tambaqui<i> Colossoma macropomum</i></b>. Atlântica (Rio Grande), 34(2), 129–137. https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i2.3175

Edição

Seção

Artigos