An ecotrophic model of southern Brazil continental shelf and fisheries scenarios for engraulis anchoita (Pisces, engraulididae)

Gonzalo Velasco Canziani, Jorge Pablo Castello

Resumo


Os modelos ecotróficos de balanço de biomassa vem sendo utilizados cada vez mais como ferramentas para melhorar o entendimento da estrutura e funcionamento dos ecossistemas afetados pela pesca. Neste sentido foi construído um modelo preliminar, para entender a estrutura e os processos da plataforma continental do Sul do Brasil. Foram incluídos apenas os principais grupos para poder observar a importância relativa de cada um deles, testar cenários de exploração pesqueira e assim avaliar as possíveis conseqüências da pressão pesqueira sobre um recurso ou grupo em particular e o tipo de detalhamento que deverão ter os modelos futuros. Um exercício de simulação mostrou que a eventual pressão pesqueira sobre o pequeno peixe pelágico anchoita (Engraulis anchoita) poderia também ter efeitos negativos na biomassa de seus predadores, mas favoreceria outros grupos de peixes competidores e camarões também explorados.

Palavras-chave


modelo eco-trófico, simulação, manejo pesqueiro, sul do Brasil plataforma continental, ecotrophic models, simulations; fisheries management, southern Brazil, continental shelf

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5088/atlântica.v27i1.2210

ATLÂNTICA (RIO GRANDE), ISSN eletrônico: 2236-7586 / ISSN impresso: 0102-1656, Rio Grande/RS, Brasil