<b>Composição e abundância dos peixes do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Rio Grande do Sul, Brasil e comentários sobre a fauna acompanhante de crustáceos decápodos</b>

Autores

  • Daniel Loebmann
  • João Paes Vieira Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v27i2.2183

Palavras-chave:

peixes, decápodos, Lagoa do Peixe, Sul do Brasil, Fish Fauna, Decapods Fauna, Southern Brazil

Resumo

Este trabalho descreve a fauna de peixes e crustáceos decápodos encontrados no Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Através de amostragens sazonais, com o uso de diversos tipos de amostragens, durante os anos de 2001 e 2002, e na comparação com dois trabalhos prévios na área, constatou-se a presença de 73 espécies de peixes e 14 espécies de crustáceos decápodos, sendo que 51 espécies de peixes e 3 de crustáceos são citadas pela primeira vez para esta Unidade de Conservação e 9 espécies de peixes são citadas pela primeira vez para estuários do Rio Grande do Sul. Com exceção da baixa abundância de Ariidae e a ausência dos bagres do gênero Netuma a fauna de peixes e crustáceos decápodos do Parque é bastante similar a fauna dos demais estuários do sul do Brasil. Em se tratando de um Parque Nacional, merece destaque a presença do crustáceo Chasmagnatus granulata na área do Parque, uma vez que esta espécie está atualmente classificada como vulnerável no estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Loebmann

Mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é aluno de doutorado em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".

Mais informações: Currículo Lattes

João Paes Vieira Sobrinho

Doutorado em Marine Science - Virginia Institute Of Marine Science (1991), USA. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-08-25

Como Citar

Loebmann, D., & Vieira Sobrinho, J. P. (2011). <b>Composição e abundância dos peixes do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Rio Grande do Sul, Brasil e comentários sobre a fauna acompanhante de crustáceos decápodos</b>. Atlântica (Rio Grande), 27(2), 131–137. https://doi.org/10.5088/atlântica.v27i2.2183

Edição

Seção

Artigos