<b>Mudas e massas corporais em aves migratórias do Mangue da Carapeba, Rio de Janeiro, Brasil</b>

Autores

  • Juliana Ywasaki Lima Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,
  • Ronaldo Novelli Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,
  • Carlos Eurico Pires Ferreira Travassos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,

DOI:

https://doi.org/10.5088/atl.2013.35.1.71

Palavras-chave:

Avifauna, Charadriiformes, Migração, Norte Fluminense

Resumo

Nas aves migratórias o estágio do ciclo de vida e a atividade de muda, parecem ser influenciados pela massa corporal que varia com estação, hora do dia, sexo e populações. Estas variações verificadas na muda em diversas localidades também podem estar relacionadas ao tempo de permanência na área e a oferta e qualidade alimentar local, bem como as variações geográficas das espécies. O estudo objetivou comparar a biomassa das aves migratórias do Mangue da Carapeba, Campos dos Goytacazes-RJ com a região Norte do Brasil. A média das biomassas observadas no Mangue da Carapeba foi menor que no Norte do Brasil. Na análise das mudas os dados para a espécie Charadrius semipalmatus concordam com os da região Norte Brasileira. Em Actitis macularius não houve padrão bem definido na distribuição das rêmiges. Para Calidris fuscicolis, Numenius phaeopus e Pluvialis squatarola não foi verificado um padrão de muda das rêmiges, pois o número de indivíduos que apresentaram mudas foi baixo. Na análise das retrizes, poucos indivíduos apresentaram muda, não ocorrendo padrão definido para nenhuma das espécies. As variações encontradas nas mudas e na biomassa podem estar relacionadas à oferta e qualidade alimentar das diferentes áreas e as variações geográficas das espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Ywasaki Lima, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,

Laboratório de Ciências Ambientais, Centro de Biociências e Biotecnologia, área: ecologia. Laboratório de Morfologia e Patologia Animal, Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, área: morfologia e histologia.

Ronaldo Novelli, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,

Laboratório de Ciências Ambientais, Centro de Biociências e Biotecnologia, área: ecologia aplicada.

Carlos Eurico Pires Ferreira Travassos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,

Laboratório de Sanidade Animal, Centro Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, área: Virologia

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Lima, J. Y., Novelli, R., & Travassos, C. E. P. F. (2014). <b>Mudas e massas corporais em aves migratórias do Mangue da Carapeba, Rio de Janeiro, Brasil</b>. Atlântica (Rio Grande), 35(1), 71–76. https://doi.org/10.5088/atl.2013.35.1.71

Edição

Seção

Artigos