<b> Avaliação histológica para apêndices locomotores de Neohelice granulata avaliação da eficácia de fixadores, descalcificadores e corantes para estudo de apêndices locomotores de Nohelice granulata (Dana, 1851)</b>

Autores

  • Elizandra Luçardo Borges
  • Vinícius Cunha Gonzales
  • Rodrigo Dessesards Jardim
  • Dionísio Loch
  • João Cassimiro Mendonça Soares
  • Gilmara Santos Trindade
  • Antônio Sergio Varela Junior

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v31i2.1541

Palavras-chave:

Neohelice granulata, Técnicas histológicas, Fixador, Descalcificador, Corantes, histological techniques, fixative, decalcifier, colorants.

Resumo

Foram coletados dezesseis espécimes de Neohelice granulata no estuário da Laguna dos Patos sendo que, de cada um destes foram coletados cinco apêndices locomotores. Dois destes apêndices foram fixados em Formol a 10%, outros dois em Zenker e um em Davidson, correspondendo a 32, 32, 16 repetições respectivamente. Após os apêndices terem sido fixados em Formol e Zenker estes foram colocados nos descalcificadores Ácido Nítrico 5% e Solução de Citrato de Sódio/Ácido Fórmico. Já os apêndices fixados em Davidson permaneceram nesta solução, pois se trata de um fixador/descalcificador. Após o processamento do material as lâminas foram coradas com a técnica de coloração com Hematoxilina e Eosina (HE), e pela técnica Tricrômico de Gomori e Tricrômico de Mallory. Através das análises determinou-se que não há diferença estatística entre os tratamentos, porém sugere-se o fixador e descalcificador Davidson tendo em vista sua facilidade de manuseio e os baixos custos. Com relação aos corantes observou-se que não houve diferença (P>0,05) entre as técnicas HE e o Tricrômico de Mallory, no entanto, estes foram melhores (P<0,05) que o Tricrômico de Gomori. Sendo o HE o mais indicado devido ao preço e facilidade da técnica para o estudo histológico com apêndice locomotor de Neohelice granulata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizandra Luçardo Borges

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é Mestranda no PPG Educação em Ciências.

Vinícius Cunha Gonzales

Atua na Universidade Federal de Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Rodrigo Dessesards Jardim

Atua na Universidade Federal de Rio Grande.

Dionísio Loch

Atua na Universidade Federal de Rio Grande.

João Cassimiro Mendonça Soares

Atua na Universidade Federal de Rio Grande.

Gilmara Santos Trindade

Atua na Universidade Federal de Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Antônio Sergio Varela Junior

Professor efetivo (DE) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Medico Veterinário pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestre em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e Doutorando em Aquicultura na Universidade Federal de Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-27

Como Citar

Borges, E. L., Gonzales, V. C., Jardim, R. D., Loch, D., Soares, J. C. M., Trindade, G. S., & Junior, A. S. V. (2011). <b> Avaliação histológica para apêndices locomotores de Neohelice granulata avaliação da eficácia de fixadores, descalcificadores e corantes para estudo de apêndices locomotores de Nohelice granulata (Dana, 1851)</b>. Atlântica (Rio Grande), 31(2), 159–168. https://doi.org/10.5088/atlântica.v31i2.1541

Edição

Seção

Artigos