<b>Distribuição de nutrientes dissolvidos e Clorofila-A no estuário do Rio Cachoeira, Nordeste do Brasil</b>

Autores

  • Marcelo Friederichs Landim de Souza
  • Gilmara Fernandes Eça
  • Maria Aparecida Macedo Silva
  • Fábio Alan Carqueija Amorin
  • Ivon Pinheiro Lôbo

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v31i1.1537

Resumo

Nutrientes inorgânicos dissolvidos, nitrogênio total (NT) e fósforo total (PT), clorofila-a e salinidade foram analisados no estuário do Rio Cachoeira antes e depois da operação de uma estação de tratamento de esgoto (ETE). As concentrações de nutrientes inorgânicos dissolvidos apresentaram grande variação, com valores desde abaixo do limite de detecção a > 45 μM para silicato, > 30 para o nitrogênio amoniacal e > 28 μM para o nitrito. As concentrações de nitrato foram baixas. A clorofila-a variou desde abaixo do limite de detecção a > 60 μg . L-1. A razão molar de nitrogênio e fósforo inorgânico dissolvido (NID:PID) foi maior que a de Redfield (N:P = 16:1) antes e depois da operação da ETE, decrescendo nos meses seguintes. A razão média SiD:NID foram < 1:1. A SiD:PID foi geralmente < 16:1, indicando que o silicato pode estar limitando a produtividade primária. As concentrações de NT foram altas (56,6 - 310 μM). O PT variou de 2,07 a 3,54 μM. As concentrações de nutrientes e clorofila-a encontradas neste estudo são características de ecossistemas eutrofizados. A ETE e outras fontes pontuais contribuem com uma elevada carga de nutrientes para este estuário, levando a eutrofização desse sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Friederichs Landim de Souza

Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela UFRJ, graduação em Bacharelado Em Biologia Marinha , mestrado em Geociências (Geoquímica) pela UFF e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela mesma universidade.

Mais informações: Currículo Lattes

Gilmara Fernandes Eça

raduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), mestrado em Sistemas Aquáticos Tropicais pela UESC, atualmente, az doutorado em Quimica Analítica na Universidade Federal da Bahia, trabalhando com biodisponibilidade de metais traço utilizando bioindicadores.

Mais informações: Currículo Lattes " target="_blank">Currículo Lattes

Maria Aparecida Macedo Silva

Graduação em Ciências Biológicas pela UESC, Mestrado em Sistemas Aquáticos Tropicais UESC, Doutoranda em Oceanografia Biologica pela FURG. Atualmente atua na área de Ecologia de Ecossistemas.

Mais informações: Currículo Lattes

Fábio Alan Carqueija Amorin

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Adjunto de Química da UFBA.

Mais informações: Currículo Lattes

Ivon Pinheiro Lôbo

Graduação em Bacharelado em Química pela UFBA, Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia, área de concentração Química Analítica. Atualmente é professor de química geral e química analítica da Faculdade do Sul.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-26

Como Citar

Souza, M. F. L. de, Eça, G. F., Silva, M. A. M., Amorin, F. A. C., & Lôbo, I. P. (2011). <b>Distribuição de nutrientes dissolvidos e Clorofila-A no estuário do Rio Cachoeira, Nordeste do Brasil</b>. Atlântica (Rio Grande), 31(1), 107–121. https://doi.org/10.5088/atlântica.v31i1.1537

Edição

Seção

Artigos